Agricultura e Pecuária

Prefeitura e cooperativas agrícolas discutem planejamento para as próximas safras

Mais de 500 famílias são beneficiadas com o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)

Por Walquiria Domingues

11/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), reuniu na tarde desta terça-feira, 10, os presidentes das cooperativas agrícolas participantes do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Na ocasião, foram debatidas estratégias para o planejamento da segunda fase do plano em 2021.

O encontro aconteceu na sede da SMAAI e teve como objetivo promover o alinhamento das ações para a execução do plantio do próximo semestre. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura, Cezar Riva, o PMDA é dividido em duas fases, no 1º semestre foram fornecidos os insumos para o plantio de grãos aproveitando o período chuvoso. No 2º semestre ocorre a liberação de insumos para a produção de hortifrútis que necessitam de sistema de irrigação.

Nossa equipe trabalha alinhada junto as cooperativas para o planejamento das ações dessa segunda fase do plano, fomentando e fortalecendo a agricultura familiar”, destacou.

Estiveram presentes na reunião, além da equipe técnica da SMAAI, as seguintes cooperativas: Coophorta, Coopercinco, Coopana, Coopermai, Coopnova e Cooperativa Integrar. Para o produtor Ricardo Bertin, da Coophorta, o trabalho para preparação do solo segue intenso.

Já participo do plano há quatro anos e o apoio da prefeitura e da equipe técnica da secretaria de agricultura são fundamentais para o sucesso da nossa produção. Vamos intensificar os cuidados na preparação do solo e alavancar nossa produtividade”, disse.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município e beneficia mais de 500 famílias. Desde 2018, já foram investidos quase R$ 5 milhões em benefícios aos produtores rurais que recebem insumos agrícolas, além de toda a assistência necessária da equipe técnica da SMAAI no preparo e correção do solo elevando a fertilidade e garantindo alto desempenho da produção no campo.