Prefeitura entrega abrigo infantil do município reformado e ampliado

A obra feita com recursos próprios do município contemplou diversos serviços estruturais, construção de novos espaços e ampliação de áreas já existentes

Por Ceiça Chaves

13/08/2021 - Última atualização 13/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista entregou nesta sexta-feira, 13, a conclusão da reforma e ampliação do Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada. A instituição municipal, há treze anos, vem atuando no cuidado e proteção de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.

O abrigo é composto por três Casas Lar, uma casa administrativa, uma área de lazer e playground. A obra foi feita com recursos próprios do município, contemplando a troca da cobertura e forro, reforma dos banheiros e área de serviço, pintura das edificações, substituição de esquadrias.

O playground foi revitalizado, ganhando uma estrutura coberta de 172,36 m², com duas salas de apoio e novos brinquedos. A Casa administrativa foi ampliada em 207,36 m², com almoxarifado, copa, banheiros e depósito. A reforma trouxe um maior conforto às crianças acolhidas e aos profissionais do local.

“O abrigo infantil é um equipamento público do município muito importante. Recebe as crianças que, por diversos motivos, foram afastadas de sua família. A nossa missão é tornar o tempo que elas passam nessa casa, o período de vida mais incrível. Hoje numa condição bem melhor, além da reforma que melhorou a infraestrutura do local, também ampliamos o abrigo”, disse o prefeito Arthur Henrique.

O local ganhou a Calçada da Fama, uma área especial para o registro das crianças que por ali passarem. Seu nome e a marca de suas mãos ficarão gravadas nas estrelinhas. Além disso, a instituição ganhou uma nova van, adaptada para cadeirante, para atender as demandas, como levar as crianças para atividades externas, passeios e escola.

Sobre o abrigo infantil

Há treze anos, o abrigo atua na proteção de crianças que precisaram ser afastadas de suas famílias sob medida protetiva. Hoje em torno de 13 crianças são atendidas. Em geral são vítimas de maus-tratos, negligência, violência doméstica e psicológica ou vivem em condição de risco e vulnerabilidade social.

São levadas ao abrigo por intervenção do Conselho Tutelar, Juizado ou Promotoria da Infância. As crianças recebem atendimento psicológico, social, pedagógico, nutricional e de saúde. O abrigo faz um trabalho de estruturação familiar junto às crianças e as famílias. O município é responsável pelo acolhimento de crianças até 12 anos incompletos (salvo no caso de grupos de irmãos).

Para a conselheira tutelar, Jaisa Lameira, o abrigo do município é referência da região Norte. “Para mim, é motivo de alegria participar dessa repaginada. Acredito que tudo que vem para melhorar a primeira infância a rede de proteção está atuando. Fico feliz que este trabalho está sendo valorizado”, disse.