Saúde

Prefeitura ganha reforço e parcerias para incentivar vacinação de jovens contra a covid-19

As ações devem ocorrer em parceria com instituições de saúde e ensino

Por SEMUC

13/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista ganhou nesta sexta-feira, 13, mais um reforço para somar com as ações de sensibilização e conscientização de jovens para vacinação contra a covid-19. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público Estadual com representantes de instituições públicas de saúde e ensino.

Foram discutidas estratégias para sensibilizar e incentivar a população jovem a partir de de 18 anos de idade para se vacinar, pois a adesão desse público está abaixo do esperado. Para isso, as instituições devem contar com o apoio e parceria do MPRR para uma campanha.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, explanou as ações realizadas pelo município de Boa Vista para alcançar esse público e colocou o município a disposição.

“Iniciativas como essa são sempre muito bem-vindas para auxiliar na adesão desse público que não tem aderido à vacinação. O município de Boa Vista tem trabalhado diversas estratégias, disponibilizando as doses em cinco pontos fixos de vacinação em sistema drive-thru, ações itinerantes, tanto em bairros mais afastados do centro como na área rural e a partir de segunda-feira, começamos uma nova faixa etária, a dos adolescentes e para isso vamos disponibilizar mais 14 unidades básicas de saúde, para vacinação”, enfatizou.

Durante o encontro foi conversado diversas possibilidades de sensibilizar esses jovens, tanto por meio da mídia como de ações pontuais nas diversas instituições de ensino, sempre em parceria com estado e município.

Ao final do encontro ficou definido que o Ministério Público vai elaborar um termo de adesão para as instituições que farão parte da campanha. A Procuradora-Geral de Justiça e coordenadora do gabinete de gerenciamento de crise da Covid-19, Janaína Carneiro Costa destacou que o momento é de unir esforços.

“Queremos contar com a ajuda de todos nesse momento tão importante de enfrentamento a essa doença que tem levado muitos entes queridos e deixado sequelas em outros. Esse é um momento de reflexão e união de esforços. O Ministério Público se coloca como parceiro na indução dessa política de vacinação contra a Covid-19, não somente para acompanhar as políticas públicas, mas ajudar na sensibilização desses jovens que não estão aderindo a vacinação”.

A Secretaria Municipal de Saúde tem percebido, por meio dos registros de vacinação, que a adesão da população ainda é baixa nas faixas etárias de 69 a 18 anos de idade, mesmo com a disponibilidade do imunizante em diversos locais da cidade.