Agricultura e Pecuária

Produtores rurais do sul do estado conhecem polos de produção em Boa Vista

O objetivo do intercâmbio é a troca de experiências para estimular a agricultura familiar com base na produtividade em Boa Vista

Por Walquiria Domingues

25/08/2021 - Última atualização 27/08/2021

Um grupo de 20 produtores rurais do sul do Estado participou nessa semana de um dia de campo nos polos de produção do P.A Nova Amazônia 1, um intercâmbio técnico com objetivo promover os resultados positivos do desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), que tem se tornado referência de produtividade na agricultura familiar.

“A ideia é demostrar as experiências de sucesso colocando os produtores em contato com novas culturas produtivas, mostrando que é possível sim desenvolver a agricultura familiar de forma organizada e com planejamento estratégico”, afirmou Guilherme Adjuto, secretário municipal de agricultura e assuntos indígenas.

Polo da Batata Doce – Instituído em 2017, com o apoio da Prefeitura e através de acesso a novas tecnologias e assistência técnica, o polo vem se desenvolvendo e inspirando muitos produtores a seguir o cultivo. O trabalho é feito por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Os produtores são atendidos pelo projeto com máquinas, equipamentos e insumos, além da assistência técnica da equipe da secretaria direto no campo.

Por sua vez, o PMDA foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município beneficiando mais de 500 famílias. Desde 2018 já foram investidos quase R$ 8 milhões em benefícios aos produtores rurais, que recebem insumos agrícolas, além de toda a assistência necessária da equipe técnica da SMAAI no preparo e correção do solo elevando a fertilidade e garantindo alto desempenho da produção no campo.

“Antes nossa produção era toda manual. Não tínhamos maquinário. Com o apoio técnico que recebemos da prefeitura, nossa realidade é outra. Hoje temos o incentivo para produzir cada dia mais e também ampliar nossa cultura como o cultivo do milho, que ninguém acreditava, mas vem demostrando uma excelente produtividade”, afirmou o produtor Gleison Silva, durante a visita técnica.

Para o produtor de banana do município de Caroebe, José Carlos, a experiência de conversar frente a frente com o produtor é uma inspiração. “Vou levar para o meu município, essas informações com a certeza de que podemos implementar novas culturas e diversificar nossa produção”, destacou.

Projeto Plantio Milho de Inverno – Fomento e valorização de novas culturas, o projeto vem demostrando alta produtividade em toda região. Para o produtor Josimar Costa, o começo de produção no lavrado foi muito difícil. Sem a assistência técnica, nada disso seria possível.

“Nossa vida mudou completamente. Hoje podemos realizar o sonho de olhar para a produção e ver tudo que construímos com essa parceria de sucesso com a prefeitura. É um prazer receber outros produtores e poder contribuir também para o desenvolvimento em outros municípios”, afirmou.

O grupo também visitou a fábrica de farinha da batata-doce, referência em empreendedorismo, onde conheceram de perto todo processo de elaboração do produto.

“Foi um olhar para o horizonte de novas possibilidades. Cada agricultor é também um empreendedor rural. Por meio do PMDA, aumentamos nossa produção e podemos implementar também a farinha, já temos muitos projetos para 2022”, ressaltou a produtora, Dalva Conceição da silva.

A valorização do empreendedorismo feminino rural foi destaque na visita a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do P. A Nova Amazônia 1 (ASSTRF-PANA). Para a produtora, Júlia Anes de Sá, conhecer mais produtoras só fortaleceu sua vontade de avançar e produzir mais.

“As técnicas demostradas hoje nos permitem sonhar mais alto. O campo ainda tem a predominância masculina, mas podemos com suporte técnico e união, implementar novas culturas com sucesso”, afirmou a produtora.

O encerramento do intercâmbio ocorreu no Campo Experimental com visitação aos cultivares, onde é possível testar as culturas que mais se adaptam as condições climáticas de Roraima.

Algumas sementes já foram implantadas em 2019 e 2020, agora são avaliados o comportamento e produtividade do plantio. A partir dos experimentos, os técnicos da SMAAI auxiliam os produtores na escolha e produção de sementes com mais rendimento.

Fotos : Giovani Oliveira https://bit.ly/3jmyZXn e Fernando teixeira https://bit.ly/38jfWae