Educação

Projeto Eu e meu herói - Alunos e pais confeccionam livrinhos personalizados e levam para o Dia de Autógrafo na escola

O projeto escolar foi desenvolvido em alusão ao Mês dos Pais e da Primeira Infância, como forma de estreitar os laços afetivos entre pais e filhos

Por Ceiça Chaves

27/08/2021 - Última atualização 27/08/2021

Para estreitar os laços afetivos entre pais e filhos, a Escola Municipal Socorro Brandão, no Conjunto Cidadão, desenvolveu neste mês o projeto Eu e meu herói, cuja missão foi confeccionar livrinhos personalizados. E nesta sexta-feira, 27, chegou o grande momento: o Dia de Autógrafo, com a entrega dos livros para exposição na escola e a entrega de certificados e lembrancinhas aos autores.

A atividade faz parte do Mês dos Pais e da Primeira Infância e o resultado foi a participação de 300 alunos com seus pais, tios, avôs, padrastos e mães, em uma solenidade especial, onde os pequenos e seus heróis passaram pelo tapete vermelho com pausa para sessão de fotos.

Para participar, o empresário Anderson Cezar, 36 anos, deixou a correria do dia a dia e buscou um contato maior com o filho, Adrian Cesar, de 4 anos. Segundo ele, é tanta preocupação, além da pandemia, que momentos como estes se tornam ainda mais especiais.

“Tiramos uns dias juntos, brincamos e ele se divertiu bastante. Nós, como pais pecamos nisso. Colocamos os afazeres na frente dos filhos. O projeto nos aproximou ainda mais e foi uma boa ideia da escola”, disse.

O motorista Sebastião França e seu filho Arthur Vieira, de 4 anos, também tiveram momentos juntos. Para o pai, a iniciativa da escola foi importante para fortalecer ainda mais esse laço afetivo.

“A gente que é pai fica muito preso ao trabalho e deixamos de fazer muitas coisas com nossos filhos. Só a mãe que faz as atividades em casa com ele e com esse livro de tarefas pude ajudá-lo nas atividades também”, disse.

Durante a execução do projeto, a cada semana do mês de agosto foram produzidas duas páginas conforme as orientações no plano de aula. Essa interação entre pais e filhos veio ao encontro da nova proposta da Campanha Pacto pela Paternidade Boa, da prefeitura. E conforme a gestora da escola, Luciene de Oliveira, também foi uma forma de estreitar os laços entre a família e a escola.

“O projeto foi um sucesso, a gente viu muitas famílias participando. Porque o foco principal era a figura que a criança enxergava como herói. Então teve avós, pais, tios, padrastos, mães que hoje são pais, participando do projeto”, disse a gestora.

Fotos: Giovani Oliveira –  https://flic.kr/s/aHsmWuLSGx