Retomada total do comércio depende da população vacinada

Novo decreto municipal traz aplicação de medidas de combate à doença e flexibilizações

Por Adria Santos

13/08/2021 - Última atualização 13/08/2021

A Prefeitura de Boa Vista publicou novo decreto municipal nesta sexta-feira, 13, que traz atualização do Plano de Retomada da Atividade Econômica de forma gradual, com aplicação de novas medidas de combate à covid-19, além de novas flexibilizações no comércio local, considerando principalmente a taxa de vacinação na capital. As novas medidas já estão em vigor.

Será ampliado em 1 hora o funcionamento para bares, restaurantes, conveniências, praças de alimentação, distribuidoras de bebidas e afins

Até então, quatro indicadores eram avaliados para a tomada de decisões de medidas restritivas ou de flexibilizações pelo município, como a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19, taxa de ocupação de leitos clínicos exclusivos a covid-19, número de novos casos e número de óbitos. Agora, percentual de cobertura vacinal da população também será considerado como indicador.

Com isso, foram criadas 6 etapas para avaliar a cada 15 dias o progresso dos indicadores. Atualmente, 57,13% da população tomou a 1ª dose da vacina contra a covid-19 e 16,20% completou o esquema vacinal com o recebimento da 2ª dose do imunizante.

Caso o percentual de vacinados avance para 62,13 % (1ª dose) e 21,20% (2ª dose), novas medidas de flexibilização serão anunciadas, como corridas de ruas, uso da Selvinha, reabertura do Bosque dos Papagaios, entre outros.

Quanto mais as pessoas se vacinarem, mais vamos avançar com as flexibilizações. As próximas etapas de retomada do comércio já estão definidas e o indicador fundamental para que isso aconteça é a vacinação. Por isso é importante que as pessoas procurem os postos de vacinação fixos, itinerantes e as UBS que temos doses disponíveis para a imunização contra a covid-19, disse o prefeito Arthur Henrique.

Neste primeiro momento, as principais mudanças são:

• Ampliação de funcionamento em mais 1 (uma) hora para bares, restaurantes, conveniências, praças de alimentação, distribuidoras de bebidas alcoólicas, flutuantes, academias, eventos, casamentos, formaturas, aniversários afins (1h), continuando com a restrição de lotação de 50% da capacidade;

• Ampliação de Eventos, casamentos, aniversários e formaturas para o limite máximo de 125 pessoas;

• Ampliação da capacidade de cultos, missas e outras celebrações religiosas para 40%;

• Utilização de provadores de roupas;

• Apresentação em teatro, com a capacidade limitando a 200 pessoas ou a 50% do local. Nos casos em que a capacidade de 50% do local, for maior que 200 pessoas, considerar o limite de 200 pessoas;

• O desconto do aluguel do teatro será correspondente a capacidade de lotação. Exemplo: Se são 200 pessoas no local, corresponde a 20% da capacidade de lotação, ou seja, será concedido 80% no desconto do aluguel.

Vacinação em UBS “não covid”

Outra novidade é que a partir de segunda-feira, 16, as doses de vacinas contra a covid-19 estarão disponíveis em 14 Unidades Básicas de Saúde da Capital, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. São elas:

UBS´s

UBS Dr. Rubeldimar Maia de Azevedo Cruz

Rua Governador Felix Valois, S/N

São Bento

Documentação – No ato da vacinação, é preciso apresentar documento original com foto, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina.

Pontos fixos – Segunda a sábado - Das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio – Pintolândia