Saúde

“Todos contra o Aedes”- Ação de saúde orienta moradores do Operário sobre os cuidados contra dengue e outras doenças

Ao todo, foram visitados 1.027 imóveis e possíveis focos de proliferação do mosquito foram eliminados

Por SEMUC

23/08/2021

O último sábado, 21, também foi um dia para sensibilizar a população sobre os cuidados, prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Enquanto uma frente de profissionais se mobilizavam na Virada da Vacina, outra percorria o bairro Operário com a Blitz “Todos contra o Aedes”.

A ação aconteceu por meio de visitas domiciliares e orientação à população. Ao todo, foram visitados 1.027 imóveis, com o recolhimento de cerca de 80 pneus em terrenos baldios e casas em construções e mais de 800 depósitos e possíveis focos ou criadouros que poderiam estar contribuindo com a proliferação do Aedes aegypti foram eliminados pelos agentes de endemias durante as visitas domiciliares.

“Foi uma ação positiva e fundamental para o controle e prevenção destas doenças. A participação da população é essencial para acabar com a proliferação do mosquito. Continuamos convocando a população para nos ajudar a combater o Aedes”, destacou o coordenador de endemias do município, Washington Alves de Sousa.

A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado tanto durante a semana, como no fim de semana ações como esta nos bairros da capital, principalmente aqueles que registraram alto índice de infestação.  Os moradores são orientados principalmente a como se prevenirem e quais cuidados diários tomar no combate ao mosquito.

LIRAA – Nesta semana, até o dia 31 de agosto, as equipes de endemias estarão fechando o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes(LIRAa), nos bairros de Boa Vista, buscando de forma rápida e eficiente identificar e direcionar as ações de prevenção nos bairros com alto risco de transmissibilidade de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Denuncie – Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a população pode denunciar através do Portal Fala BV 156, selecionando a categoria “Saúde”.