A Capital da Primeira Infância celebrou a vida neste fim de semana, com 24h de vacinação ininterrupta na Virada da Vacina, a virada pela vida, para imunizar tanto adolescentes a partir de 12 anos de idade como pais, responsáveis, familiares e amigos que ainda não tinham se vacinado.
Os registros parciais da Virada até às 8h deste domingo somam 7.580 doses aplicadas, tanto de primeira como de segunda dose, em adolescentes e população geral a partir de 18 anos. A maioria das doses foi aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos de idade.
A população atendeu ao chamado e aderiu ao evento, elogiando de forma presencial e também nas redes sociais a iniciativa e organização da prefeitura e profissionais dedicados ao trabalho.
“Levei meu filho às 15h, estava super tranquilo, apesar de muitas pessoas. O atendimento e a compreensão de todos que estavam lá fez esse dia histórico para todos nós. Gratidão por todos que estavam e estão trabalhando nessa luta”, agradeceu Marcia Silva Holanda.
“Parabéns pela organização, minha filha agora está vacinada”, agradeceu Jéssica Vieira.
O resultado dessa grande mobilização pela vida foi mais que positivo, afirma o prefeito, Arthur Henrique.
“Quero agradecer a sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas, a população que aderiu ao chamado e veio receber as doses da vacina e a todos os profissionais envolvidos. Tivemos uma adesão muito grande de jovens acompanhados dos pais que ainda não tinham se vacinado e, agradecemos principalmente a todos os profissionais de saúde e os demais das outras secretarias, assim como os parceiros envolvidos nessa força-tarefa. Foi um trabalho lindo, realizado com amor e dedicação de muitas pessoas. Vamos juntos, seguindo em frente para vencer essa doença”, destacou.
O prefeito informou ainda que após a análise detalhada dos resultados da vacinação tanto na Virada como nos demais pontos de vacinação durante a semana, vai avaliar novas flexibilizações na capital. Tudo vai depender dos números de vacinação favoráveis.
A virada acorreu na Praça do Centro Cívico, região central da cidade e também na Praça Germano Sampaio, região oeste da cidade. No Centro Cívico foram disponibilizadas 10 cabines para atender em sistema de drive-trhu as pessoas que chegavam em veículos, já as que estavam a pé foi montado um outro espaço.
Durante toda a ação, a prefeitura disponibilizou além da vacina, diversas atrações musicais e culturais. Essa foi mais uma forma da prefeitura apoiar artistas e profissionais que foram muito impactados com a pandemia.
Além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, a Virada contou com uma força tarefa de profissionais das secretarias municipais, Fetec, Semges, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal. Toda equipe auxiliou a organização das filas e controle de uso de mascaras além do respeito ao distanciamento, medidas protetivas que deve ser adotada por cada cidadão.
Vacinação continua - A prefeitura continua imunizando a população a partir de 12 anos, nos cinco pontos fixos de vacinação, em drive-thru e também em 14 unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos de covid-19.
É necessário que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e estão no período, também busquem os pontos de vacinação.
Mesmo com as duas doses ou a dose única em dia, a prefeitura reforça as medidas sanitárias de prevenção, como a utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.