Agricultura e Pecuária

Agricultura Familiar - Prefeitura define estratégias e ações para nova etapa do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio

Distribuição de insumos, utilização de novos maquinários e mais investimentos estão previstos para os próximos dias

Por Walquiria Domingues

15/09/2021 - Última atualização 16/09/2021

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), se reuniu com cerca de 30 produtores de associações e cooperativas da região do Truaru para abertura do 2º semestre do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

O encontro ocorreu na sede da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do P. A Nova Amazônia 1 (ASSTRF-PANA). Na ocasião foram discutidos os próximos passos para a 2º fase do PMDA com o início da entrega de insumos, com a liberação de calcário. De acordo com o Secretário Adjunto da Agricultura Cezar Riva, o planejamento das ações é fundamental para a otimização do cronograma de trabalho das equipes.

“O alinhamento das ações aqui na região visa um maior apoio técnico quanto a implementação dessa nova etapa do PMDA, com a chegada dos insumos e também de novos maquinários, que vão fortalecer ainda mais a agricultura familiar no P.A Nova Amazônia”, afirmou.

A equipe técnica também esclareceu dúvidas quanto a utilização e manutenção adequada dos maquinários e planejamento do cronograma de trabalho que será feito em toda a região. O objetivo é oferecer condições seguras aos agricultores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir sempre o melhor desempenho produtivo nas lavouras.

Para a presidente da Cooperativa de Mulheres Agricultoras Independentes (Coopermai), Alcilene Silva, o apoio da prefeitura hoje para o pequeno agricultor é essencial, além de ser um momento histórico para a região que por meio do PMDA, com o  planejamento das próximas safras realizado de forma estratégica.

“Nós só conseguimos produzir por conta do apoio em implementos da prefeitura, nos dá agilidade, qualidade e aumento de produtividade. É mais que produzir, é a realização de sonhos”, comemorou.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município e beneficia mais de 500 famílias. Desde 2018 já foram investidos quase R$ 5 milhões em benefícios aos produtores rurais que recebem insumos agrícolas, além de toda a assistência necessária da equipe técnica da SMAAI no preparo e correção do solo. A prefeitura investe nos agricultores e esse investimento retorna ao município, que fará o reinvestimento em equipamentos para as cooperativas, parceiras do PMDA.