Aulas retornam presencialmente nesta segunda-feira, 13, em Boa Vista

Os alunos da rede municipal estudarão em sistema de escalas, sem aglomerações e seguindo todos os protocolos de segurança já adotados nas escolas

Por Ceiça Chaves

10/09/2021

A partir desta segunda-feira, 13, todos os alunos da rede municipal matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, devem retornar à sala de aula. Será adotado o modelo de ensino escalonado, onde semanalmente, 50% da turma vai estudar de forma presencial, enquanto a outra de forma remota, intercalando-se no decorrer do ano letivo.

São mais de 43 mil alunos atendidos pelo município de Boa Vista. “Estamos ansiosos para este momento tão aguardado pelos alunos, profissionais e a comunidade escolar. Nossos alunos voltarão a colorir as escolas. Foram quase dois anos sem aulas presenciais e na expectativa do retorno. Todos os cuidados serão adotados para proteger as crianças”, disse o prefeito, Arthur Henrique.

As famílias que optarem somente pelo ensino remoto, precisam dialogar com a escola e manifestar o interesse. Lembrando que, as unidades estão preparadas, contam com torres de álcool nos ambientes, termômetro para medição da temperatura, máscaras foram entregues às crianças, tem álcool em gel disponível nos setores.

Durante as aulas, os professores utilizarão viseiras de proteção facial, será respeitado o distanciamento social nas salas e nos ambientes, como quadras e refeitórios.

Acolhimento - Durante um mês, alunos e suas famílias passaram por um processo de acolhimento. Estudantes do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental participaram da Prova BV, os pais foram recepcionados em rodas de conversa com a equipe escolar. Escolas promoveram ações diversificadas para aproximar as famílias nesta fase. Além disso, foram entregues fardamentos novos a todos os alunos.

Aquecimento para as aulas presenciais

Nesta semana que antecede o retorno, a Escola Municipal Edsonina de Barros Villa, programou uma aula experimental de Educação Física. A ideia foi mostrar em vídeo aos demais alunos da unidade como serão as aulas a partir da próxima semana e como os protocolos sanitários serão adotados nas aulas de educação física.

Quem veio à escola empolgada para a aula especial foi a pequena Maria Fernanda Ribeiro, 9 anos. “Fiquei muito feliz, por que nunca mais tinha reencontrado meus amiguinhos. Eu estava com saudades da professora, dos diretores, dos colegas e de estudar na escola. Eu amei essa aula de educação física, quando eu recebi a notícia eu falei vou acordar é bem cedo para me arrumar e ir para a escola”, disse.

A gestora, Katia Simone Froz, declarou que o retorno é muito aguardado pelos pais, crianças e professores. “Estamos nos adequando, organizando a escola, entregando os fardamentos, garrafinhas, máscaras, material didático. Um dos questionamentos dos pais era como seria trabalhar as aulas de educação física de modo individualizado e a aula experimental veio demonstrar isso”, disse.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWB9SVr