Mobilidade e Acessibilidade

Calçada de Todos - Prefeitura promove ação de conscientização sobre o uso correto de calçadas

A campanha procura garantir a mobilidade com segurança para os pedestres

Por Walquiria Domingues

14/09/2021 - Última atualização 09/02/2022

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), iniciou a campanha Calçada de Todos por um caminho mais livre. A ação visa a conscientização quanto ao uso das calçadas garantindo a segurança e mobilidade da população.

A primeira parte da ação educativa teve início nesta terça-feira,14, no Centro Comercial na avenida Jaime Brasil, com apoio técnico da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). As equipes fizeram a distribuição de panfletos educativos, com orientações sobre a utilização do espaço público nos comércios e, esclareceu dúvidas dos ambulantes.

A ação pretende garantir que todo percurso do passeio público esteja livre para a completa mobilidade dos pedestres. De acordo com a presidente da Emhur, Angélica Leite, o objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto ao uso consciente das calçadas.

“Iniciaremos com a ação de conscientização nos eixos comerciais da cidade orientando sobre os malefícios da prática de exploração comercial nos passeios públicos, que tem causado desordem no espaço urbano e ainda embaraço na mobilidade dos pedestres. Decorrido prazo de sensibilização, inicia-se a atuação fiscal”, afirmou.

 

A contribuição da população e fundamental para o processo de conscientização coletiva quanto ao uso dos espaços públicos:

- Limpeza – Não jogar lixo na calçada.

- Cuidado com o estacionamento em locais não autorizados.

- Nos comércios não expor produtos na calçada atrapalhando a passagem de pedestres, assim como não é permitida a instalação de infláveis publicitários, cavaletes e faixas.

- O uso de calçadas com mesas e cadeiras deve ser solicitado a EMHUR. (conforme Código de Posturas do Município).

As equipes permanecem com o trabalho de conscientização durante toda a semana, após esse período quem se mantiver irregular, estará sujeito a atuação fiscal conforme orientação da EMHUR.

Fotos: Katarine Almeida - https://bit.ly/3hzFpRJ