Saúde

Covid-19 - Boa Vista antecipa segunda dose da vacina para população a partir de 12 anos

O prazo de intervalo foi reduzido e já passa a valer nesta quinta-feira, 16

15/09/2021 - Última atualização 15/09/2021

A Prefeitura de Boa Vista continua reforçando as ações de vacinação contra a Covid-19 na capital. A partir desta quinta-feira, 16, o município vai antecipar a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, para as pessoas a partir de 12 anos de idade.

O prazo de intervalo da AstraZeneca, que era de 90 dias, agora será de 60 dias, logo, quem está com dois meses que tomou a primeira dose, pode tomar a dose antecipada. Já o prazo da Pfizer que também era de 90 dias, agora será de 21 dias, então quem tem mais de 21 dias que tomou a primeira dose, já pode tomar a segunda dose antecipada.

A antecipação foi discutida e pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde desta quarta-feira, 15. É de extrema importância que a população se vacine contra a covid-19, tendo em vista que na semana passada a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação do primeiro caso da variante Delta no município de Boa Vista.

As doses estão disponíveis nos cinco pontos fixos de vacinação drive-thru e nas 14 UBS´s que estão disponibilizando a vacina (confira abaixo).

Documentação – no ato da vacinação é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina com a 1ª dose aplicada dentro do prazo estabelecido para cada imunizante, CPF ou cartão SUS.

A prefeitura reforça que mesmo após a segunda dose, a pessoa vacinada pode ser infectada e transmitir a Covid-19. Por isso é necessário cumprir com o distanciamento social e todos os demais protocolos sanitários vigentes, como uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações.

Os protocolos devem ser seguidos de forma rigorosa para reduzir as chances de transmissão, adoecimento e de hospitalização/óbitos pela doença.

Confira os locais fixos de vacinação – Segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio – Pintolândia