Educação

Educação de Jovens e Adultos - Alunos desenvolvem trabalhos em homenagem a Boa Vista e expõem em mural virtual

Com o projeto “Boa Vista: Minha cidade tem história”, os estudantes da Eja se aprofundaram no tema através da modernidade do ensino remoto

Por Ceiça Chaves

02/09/2021 - Última atualização 02/09/2021

Inseridos numa nova realidade de ensino, os alunos da Educação de Jovens e Adultos também estão aproveitando os recursos tecnológicos durante as aulas remotas do município. Exemplo disso é a Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes, no bairro União, que desenvolveu com os estudantes o projeto Boa Vista: Minha cidade tem história e os trabalhos estão expostos em um mural virtual na plataforma Padlet.

O projeto surgiu em julho deste ano, como forma de homenagear a cidade pelos seus 131 anos. Os alunos produziram vídeos, poemas, depoimentos, cantaram o hino municipal. As homenagens foram parar no ambiente virtual. Para a professora da Eja, Misiara Santos, a atividade foi interdisciplinar e muito importante para o aprendizado dos alunos, em especial dos estrangeiros.

“Uma das indagações deles é como a cidade é mais velha que o próprio estado de Roraima. Começamos a trabalhar o projeto em todas as disciplinas para valorizar e resgatar a identidade e a memória do local em que vivemos. Muitos alunos são de outras cidades e outros países, o que nos levou a desenvolver para que também conheçam a nossa história e nossos pontos turísticos. Os alunos se envolveram bastante. Foi uma excelente participação”, disse.

Muitos estudantes da Eja deixaram seus estudos no passado, outros vieram de outros países e cidades e aqui decidiram retomar os estudos. É o caso da venezuelana Eucaris Petot, 63 anos, que chegou em Boa Vista no início da pandemia e pouco conheceu das belezas e da história da cidade. Foi através do projeto que ela se aprofundou no tema e até cantou o hino municipal em um de seus trabalhos.

“Foi interessante, nesse projeto aprendemos muito sobre a cidade. Pessoas como eu, novas em Boa Vista, tivemos a oportunidade de conhecer a história, geografia, a gastronomia e os costumes”, disse.

História vivida também pelo estudante venezuelano, Isac Lucena, 28 anos, que aproveitou a experiência para conhecer um pouco mais da cidade. “Eu como estrangeiro precisava conhecer a cidade, aprendi que a cultura aqui é bem diversificada e achei o projeto bem legal”, ressaltou.

Confira o Mural Virtual dos alunos:

Exposição da 1ª e 2ª séries - https://bit.ly/3gYinDX

Exposição da 3ª e 4ª séries - https://bit.ly/3yE2cBE

 

Fotos: Leo Costa - https://flic.kr/s/aHsmWwDSds