Esportes

Ela está de volta! Animação marca retorno das aulas presenciais da Academia Aberta

Medidas sanitárias estão sendo adotadas neste retorno presencial. Aulas ocorrem em seis polos espalhados pela cidade

Por Jéssica Sampaio

14/09/2021 - Última atualização 14/09/2021

Animação e muita energia marcaram retorno das aulas presenciais do programa Academia Aberta nesta segunda-feira, 13. Desde o início da pandemia, aulas estavam sendo transmitidas pela internet, por meio de lives nas redes sociais da Prefeitura de Boa Vista (Instagram e Facebook).

Neste retorno, o distanciamento social de pelo menos 2 metros, uso obrigatório de máscaras e utilização de material individual e higienizado, foram essenciais para a prática das atividades. A gari Juliana Paulino aproveitou para matar um pouco a saudade das aulas e se exercitar. Ela, que antes da pandemia era assídua nas aulas, ressalta a felicidade de retornas às aulas.

“Durante a pandemia eu não consegui acompanhar as lives, eu parei total e foi estressante, agora, está melhor para mim. Com esse retorno da Academia Aberta, eu espero que as condições melhorem e a gente tenha mais qualidade de vida”, destacou Juliana que frequenta o programa na Vila Olímpica Roberto Marinho.

O retorno das aulas só foi possível com o avanço no índice de vacinação contra Covid-19, em Boa Vista. As aulas ocorrem, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), de segunda a sexta-feira, em seis polos distribuídos pela capital.

Na Praça Velia Coutinho, o antropólogo Lauro José aproveitou o momento para perder calorias e voltar a socializar com os colegas de aula. “Esse projeto social é importante para a gente a socializar com as outras pessoas, ter o autocuidado com o corpo, além da prática de atividade física para a manutenção da saúde física, mental e emocional”, disse.

Academia Aberta – O programa foi implantado em 2003, mas a partir de 2013 se consolidou. É promovido pela prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Durante a pandemia não parou, a população que acompanhava as aulas presencialmente, continuou as atividades em casa para evitar a proliferação do coronavírus.

Conforme a instrutora Hérika Santos, o retorno das aulas presenciais era esperado com muita expectativa por todos. “Estávamos esperando que a maior parte da população tomasse pelo menos a primeira dose da vacina. Os alunos também estavam cobrando muito, afinal é um projeto de muito sucesso”, afirmou.

A instrutora, que também deu aulas de forma virtual, falou que o momento foi de muito aprendizado. “Foi um período de grande aprendizagem para a gente, os alunos aderiram muito às lives e continuaram treinando em casa, fazendo os exercícios, foi um sucesso. Mas essa presença, interação, momento de a gente poder corrigir os exercícios aqui, presencialmente, a amizade que eles fazem é muito importante também”, concluiu.

Aulas nos polos:

SEGUNDAS – QUARTAS E SEXTAS