Tecnologia

Equipe “I Robot” é campeã em etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e garante classificação para fase nacional

Outro destaque foi para categoria ‘prova teórica’, que rendeu à equipe duas medalhas de ouro e duas de prata

Por Marcus Miranda

16/09/2021 - Última atualização 16/09/2021

A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) foi mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), ficando em 1° lugar (Nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação. Além disso, na categoria apresentação eles se classificaram para participar da etapa nacional do evento, prevista para acontecer entre 11 e 15 de outubro deste ano.

Outro destaque foi para categoria ‘prova teórica’, que rendeu à equipe duas medalhas de ouro e duas de prata. Em 2021, devido à pandemia de coronavírus, o evento acontece de forma totalmente virtual.

A equipe conta atualmente com seis integrantes, com idade entre 9 e 14 anos, sendo eles: Luciano Sampaio, Giulia Amaral, Reldson Junior, Wilson Costa, Sophie Lucy e Fernanda Korinivski. Keila Costa, uma das coordenadoras da equipe, detalhou como foi o processo de preparação dos integrantes para participação no torneio. “Devido à pandemia, a preparação da equipe foi atípica, porém com excelentes resultados. Foram necessárias adaptações nos treinos para não nos prejudicarmos. Associamos nossos treinos a lives, salas de aulas virtuais e alguns encontros presenciais”, disse.

A coordenadora falou, ainda, da representatividade dessa classificação. “Essa conquista é um orgulho para nossa instituição e representa perseverança e trabalho em equipe, pois mesmo com altos e baixos devido à falta de treinos presenciais, os alunos seguiram em busca de um resultado positivo com o cenário que tinham no momento”, disse.

Na OBR do ano passado, a equipe “I, Robot” foi vice-campeã brasileira na categoria ‘Prática Virtual – Modelagem”, competindo com instituições de todo o país. Além disso, em 2017 conquistou a Medalha Prata Estadual – categoria Prática; Em 2018 a Medalha Bronze Estadual – categoria Prática; em 2019, 1° lugar em Design Etapa Estadual e Prata na prova teórica de 2019 e 1° lugar na Etapa Estadual – Prática Simulação, em 2020.

PRODUÇÃO INTELECTUAL – Em abril deste ano, a equipe “I, Robot” teve sua primeira produção intelectual publicada na revista oficial do Festival Sesi de Robótica. O projeto da equipe teve Boa Vista como principal inspiração, com foco na primeira infância e foi considerada a melhor produção intelectual da região norte. O material pode ser acessado através do link https://bit.ly/3uRlfGZ

OUTRAS PREMIAÇÕES – Entre as conquistas da equipe em competições passadas, destacam-se: Contra todas as adversidades - “Champion’s Award” (prêmio da campeã Região Norte) em 2019; 1° Lugar no processo de pesquisa do Projeto de Inovação em 2019; 3° lugar no Nacional em Inspiração e uma vaga para o International Open Brazil em 2020, todos da First Lego League.