1° Infância

FAMÍLIA QUE ACOLHE - Com política inovadora, programa constrói um futuro melhor para as crianças de Boa Vista

O FQA cresceu tanto nos últimos anos, que a gestão municipal levou as ações que ocorriam na sede do programa para dentro dos Cras

Por Shirleia Rios

24/09/2021 - Última atualização 24/09/2021

 

Boa Vista é a capital que mais investe nos cuidados com a primeira infância. O carinho e a atenção com essa fase da vida se tornaram referências em todo o país por conta do Programa Família Que Acolhe. Implantado em 2013 pela ex-prefeita Teresa Surita, o FQA comemorou 8 anos nesta sexta-feira, 24.

A política pública integrada, inovadora, voltada para criança, hoje está presente nos quatro cantos da capital. O FQA cresceu tanto nos últimos anos, que a gestão municipal levou as ações que ocorriam na sede do programa para dentro dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), descentralizando os serviços oferecidos, passando a ofertá-los também nos bairros, facilitando assim o acesso da população.

“Hoje temos cerca de 700 famílias ativas no programa e passamos a atendê-las também nos sete Cras da cidade. Hoje o FQA está chegando mais perto ainda das pessoas, um programa que evolui bastante. O trabalho da prefeitura com as crianças acontece o ano todo, por toda cidade simultaneamente, na própria sede do FQA, nos Cras, nas UBS, nas escolas, garantindo o desenvolvimento integral das crianças”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

O FQA é fruto de uma lei instituída, referência nacional e tornou Boa Vista reconhecidamente a Capital da Primeira Infância. Já foi tema de pesquisas internacionais e serviu de referência para a criação do Programa Criança Feliz, do Governo Federal.

“Hoje conta com tantos parceiros, não só no Brasil, mas no mundo. É um trabalho que cuida da criança em todos os aspectos garantindo saúde, ensinado os pais a como desenvolver e estimularem seus filhos, como melhorarem o vínculo, o afeto. É um investimento de futuro que garante uma geração melhor para Boa Vista. Mostra que a gestão pública pode ser feita sim com visão, olhando para o futuro e garantindo a melhoria de vida das pessoas”, frisou o prefeito.

A vontade de proporcionar melhores condições ao desenvolvimento infantil e ter uma sociedade comprometida com uma infância para as crianças do município, fez com que a prefeitura investisse nessa política pública. O programa pensa no desenvolvimento da primeira infância a partir de ações que reflitam no futuro de cada criança e, visam potencializar o desenvolvimento infantil.

“O FQA é uma política pensada com muito carinho para as crianças. E a grande idealizadora de tudo isso, a ex-prefeita Teresa Surita, sonhou com esse projeto e realizou com toda dedicação e qualidade que a nossa população merece. Não foi fácil chegar até aqui. Foram muitos desafios, muitas pessoas não acreditavam que valia a pena investir na primeira infância, mas ela acreditou nesse sonho, continuou com esse desafio e hoje temos o FQA, que trabalha todo potencial das crianças que pode e deve ser desenvolvido”, destacou Andreia Neres, secretária municipal de Projetos Especiais.

 

O que dizem as beneficiárias sobre o FQA

“Tudo mudou quando comecei a fazer parte do programa. Eu gosto muito das palestras Aprendi desde o cuidado até o brincar”

Sabrina Ribeiro, de 20 anos, mãe das gêmeas Sofia e Vitória, de um ano e meio


“É uma grande oportunidade poder participar desse programa. Só tenho a agradecer por tudo que aprendi aqui. É uma mudança de vida”

Joandra Scarlet, de 31 anos, mãe do Cristian de 11 meses de vida


“Estou há dois anos no programa e posso destacar que o aprendizado faz toda diferença no nosso dia a dia”

Camila Santos, de 27 anos, mãe do Caíque de 1 no e meio.

 

“Esse programa é muito importante por todos os ensinamentos que eles traz e pela mudança que ele proporciona na criação dos nossos filhos”

Fabiana Araújo, de 24 anos, mãe da Maria Liz, de 8 meses.

 

A política pública da primeira infância está em toda cidade

Na Capital da Primeira Infância, criança é prioridade. A partir da criação do FQA a cidade ganhou uma cara nova e todas as ações passaram a ser pensadas e planejadas para os pequeninos.

Tudo em Boa Vista reflete essa política pública, tanto a infraestrutura da cidade, a área de tecnologia, os abrigos de ônibus, praças e escolas, que ganharam playground com piso emborrachado; o terminal de ônibus Luiz Canuto ganhou o cantinho da criança; a merenda nas escolas é de qualidade; escolas e casas mãe estruturadas; aulas de robóticas; médicos que se vestem como super heróis no hospital; praças interativas e muito mais.

 

Foto: Andrezza Mariot/Giovani Oliveira/Léo Costa

https://flic.kr/s/aHsmWKeKHM

https://flic.kr/s/aHsmWPC2zx