1° Infância

FAMÍLIA QUE ACOLHE - São 8 anos transformando a vida das pessoas para melhor

O evento de aniversário do programa encerrou a Semana do Bebê 2021, e destacou o programa referência para o mundo, idealizado pela ex-prefeita Teresa Surita

Por Ceiça Chaves

24/09/2021 - Última atualização 25/09/2021

Emoções, homenagens, retrospectiva e histórias de vidas marcaram o oitavo aniversário do Programa Família que Acolhe, comemorado nesta sexta-feira, 24, na sede do programa. Um evento que encerrou as atividades da Semana do Bebê 2021, cujo tema “Os três primeiros anos são para sempre”, refletiu bem o pensamento inicial de quando tudo começou, em 2013, idealizado pela ex-prefeita Teresa Surita.

O prefeito Arthur Henrique, destacou a importância da semana e de todos os esforços da gestão em estimular as crianças de Boa Vista nestes oito anos. “Foi uma semana de conscientização para mostrarmos às pessoas a importância do desenvolvimento infantil nessa fase que é a mais importante do ser humano. A gente termina comemorando o 8º ano do FQA, uma lei criada pela Teresa que instituiu um atendimento integral à criança, uma referência nacional que tornou Boa Vista Capital da Primeira Infância”, disse.

São oito anos de FQA e sete em que a dona de casa Jennifer Cavalcante, 26, aproveita de todos os benefícios do programa. Foram três crianças acompanhadas, ao todo: a primeira, Melissa Terminelli, de 6 anos, que hoje está na escolinha; o segundo, Luca Emanoel, de 3 anos, hoje atendido em umas das creches municipais e o caçula Luan Gael, de 1 ano, em fase de acompanhamento na sede.

Durante seu discurso emocionado no evento, ela falou um pouco do que o Família que Acolhe fez em sua vida. “Sou beneficiária desde 2014 e para mim é gratificante porque toda equipe sempre reforça que os primeiros anos são para sempre, passam amor e cuidado com os nossos filhos. Hoje comemoro a minha vida no programa que fizeram toda a diferença. Engravidei nova e tenho aprendido muito. Vou aprender mais ainda para dar uma boa educação para os meus filhos para que eles sejam pessoas de caráter no futuro”, disse.

Primeira “Bebê prefeita da Capital da Primeira Infância” tem 8 meses de idade

Foi durante a festa de aniversário que, pela primeira vez, foi escolhida uma criança como Bebê Prefeito, representando as mais de 6 mil crianças que hoje fazem parte de um dos programas de desenvolvimento infantil mais completo do Brasil. A escolhida foi a pequena Maria Liz, de 8 meses de idade, que recebeu das mãos do prefeito Arthur a chave da Capital da Primeira Infância.

Um orgulho para a mãe, Fabiana Araújo, 24 anos, que teve todos os cuidados necessários desde a gestação para que hoje a pequena recebesse essa singela homenagem. “Estou muito feliz por ela ter sido escolhida como a bebê prefeita, um orgulho para mim e para o pai dela. Por isso é importante cuidar bem do seu bebê, manter as vacinas em dia, a amamentação exclusiva, o parto natural. Todo esse cuidado que eu tive, olha onde chegamos”, disse a mãe.

Esta competição foi uma das sugestões da Unicef para a Semana do Bebê. Para a escolha da criança foi necessário levar em conta alguns critérios, como ter participado de mais de sete consultas de pré-natal, ter tido parto normal, ter amamentado exclusivamente até os 6 meses de vida do bebê e está com o cartão de vacina da criança em dias.

O trabalho que começou com o FQA fez Boa Vista ser vista pelo mundo

Há oito anos Teresa Surita criou o programa Família Que Acolhe. Quase 23 mil gestações foram acompanhadas em Boa Vista. Hoje, com atividades nos Cras, o FQA tem 6.600 beneficiárias ativas, que contam com a Universidade do Bebê, consultas médicas, recebem enxovais, leite para crianças, tem vacina, farmácia, puericultura, planejamento familiar, vaga garantida em creches e muito mais.

A Capital da Primeira Infância foi construída para as crianças. Só observar os detalhes nas praças, escolas, nos postos de saúde. Tem playgrounds, Selvinhas Amazônicas, calçadas e fontes interativas, o projeto Caminhos da Primeira Infância no bairro Nova Cidade e muito mais. São equipamentos públicos que fortalecem vínculos e incentivam a participação dos pais.

Em suas viagens apresentando o FQA, Teresa trouxe importantes parceiros para Boa Vista, entre eles, as Fundações Maria Cecília Souto Vidigal (MCSV); Getúlio Vargas (FGV); Bernard Van Leer (Holanda); Avisi Brasil, Universidades de São Paulo e de Harvard, dentre outros. O programa Família Que Acolhe serviu, inclusive, de base para a criação do programa Criança Feliz, do Governo Federal.

Semana do Bebê – A 5ª edição do evento em Boa Vista foi marcada por diversas ações para a primeira infância em escolas, Cras, unidades básicas de saúde e Parque do Rio Branco. O evento contou com parcerias importantes como a Fundação Bernard Van Leer, Avsi Brasil, Sociedade Roraimense de Pediatria e Unicef.

Quem acompanha e participa de todas as ações em Boa Vista é a representante da Fundação Bernard Van Leer e Avsi Brasil, Joana Schettino. “A fundação é parceira da prefeitura há 3 anos. Estamos muito feliz com essa parceria, Boa Vista realmente dar resultados, mostra que investe com qualidade, com cuidado, amor e seriedade e tem sido uma parceria maravilhosa que espero que dure por muitos anos. Me sinto parte desta história”, disse.

Fotos: Giovani Oliveira – https://flic.kr/s/aHsmWPC2zx