Saúde

FORTALECIMENTO DA REDE - Enfermeiros de UBS’s do município de Boa Vista recebem capacitação para consultas ginecológicas

10/09/2021

Enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município estão recebendo capacitação sobre sala de consulta de enfermagem ginecológica. A ideia é fortalecer o planejamento reprodutivo na atenção primária de Boa Vista.

A capacitação, iniciada na última quinta-feira, 09, termina nesta sexta-feira, 10, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CCTI. Ao todo, 24 enfermeiros participam da capacitação, que é dividida em dois momentos: teórico e a prático.

A referência técnica de saúde da mulher, Gabrielle Almeida Rodrigues, responsável por ministrar a capacitação, destaca que essa é uma replicação de um curso já realizado com nove enfermeiros.

“Essa é uma parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem e Universidades Federal Fluminense e de Roraima. A capacitação está dividida em parte teórica e em seguida, a prática, que deve ser desenvolvida dentro das unidades de cada profissional. A ideia é estender aos outros enfermeiros para que todos da rede estejam aptos para realizar a consulta”.

A consulta de enfermagem ginecológica fortalece ainda mais o cuidado integral à saúde da mulher, seja no planejamento reprodutivo, avaliação da mama e colo de útero, saúde sexual e também a detecção de violência contra a mulher. Inclui abordagem humanizada e acolhedora, em que os profissionais avaliam, juntamente com a família, qual o melhor método contraceptivo a ser utilizado, caso haja necessidade.

A enfermeira Giliane Nascimento da Silva, atua na UBS Jardim Floresta há oito anos e afirma que o curso só vem reforçar os atendimentos que já vem sendo feitos e ofertados pelo município.

“É uma atualização necessária que vem somar com os atendimentos de serviços que oferecemos para as mulheres no município. Muito importante a gente se atualizar e oferecer um atendimento de qualidade para nossas pacientes. Nós já acompanhamos elas desde pré-natal, puericultura e com a consulta ginecológica, atendendo a mulher na sua integralidade, que sempre nos procuram para os atendimentos de planejamento familiar e preventivo”.

A consulta ginecológica inclui ainda a opção de alguns métodos contraceptivos que são disponibilizados pelo SUS, entre eles o Dispositivo Intrauterino (DIU).

Hoje, essa consulta é disponibilizada nas UBS: 13 de setembro, 31 de março, Arminda Gomes, Buritis, Dalmo Feitosa, Dimitri Grandez, Rubeldimar Maia, Jardim Floresta, Ione Santiago, Jorge André Gurjão, Liberdade, Mecejana, Pricumã, Cambará, Asa Branca, Santa Luzia, Santa Tereza, Tancredo Neves e FQA. Antes esse serviço era ofertado somente na rede especializada.

Além do DIU de cobre, as unidades oferecem também preservativo, anticoncepcional oral, anticoncepcional injetável mensal e trimestral.