Educação

Hora da Imaginação - Alunos desenvolvem projetos por meio de contação de histórias

Biblioteca virtual “Hora da Imaginação” busca estimular a leitura e criatividade dos alunos da Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves

Por Jéssica Sampaio

03/09/2021 - Última atualização 03/09/2021

A aula desta sexta-feira, 3, foi diferente para os alunos do maternal e do 1° e 2° período, da Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves. Todo o conhecimento adquirido durante o projeto Biblioteca Virtual “Hora da Imaginação”, foi exposto na quadra da unidade de ensino com a participação da comunidade escolar.

A biblioteca virtual da instituição conta com mais de 50 livros infantis. O objetivo do projeto é estimular a leitura e a criatividade dos alunos por meio das histórias contadas pelos pais. O fruto das leituras resultaram em trabalhos desenvolvidos em casa.

Acompanhando as aulas somente de forma virtual, a aluna Maria Rayara, de 4 anos, ficou empolgada em saber que iria para escola prestigiar os projeto presencialmente. Para a mãe, a professora Lucilene de Jesus, o momento de interação foi importante para todas as crianças.

“Quando falei que viríamos para a escola ela ficou muito feliz, porque estamos há mais de um ano sem aula presencial e, vindo para escola nesse momento de histórias, em que as crianças sempre gostam e também próximo ao retorno das aulas presenciais, eu achei legal a execução desse projeto”, destacou Lucilene.

A psicóloga Hannan Rayra também acompanhou a filha Beatriz de Lima, de 5 anos, na escola. Conforme ela, o momento foi de descobertas para a pequena. “Ela não conhecia a professora pessoalmente e aconteceu isso hoje. Considero importante essa interação, porque estimula a leitura e permite que as crianças criem suas próprias histórias dentro da que já existe”, afirmou.

O evento contou com a exposição dos alunos, contação e dramatização de histórias, galeria de artes, entre outros. A professora do 2° período D, Sâmela Rodrigues, explica que os alunos entenderam o objetivo e a execução do projeto. “Deu super certo, as crianças compreenderam as histórias e, hoje, estamos vendo esse resultado muito lindo aqui”, completou.

Conforme a gestora, Suely Coelho, a escola atende ao todo 325 crianças e todas contribuíram com o projeto. “O evento é para que essas crianças se sintam em casa. Hoje estamos expondo esses livros e os trabalhos das crianças também, elas desenvolveram esse projeto com a imaginação. Foram semanas e hoje estão aqui de forma intercalada prestigiando”, finalizou.

Fotos: Andrezza Mariot https://flic.kr/s/aHsmWxLv1W