Saúde

Prefeitura entrega núcleo e anuncia mutirão de cirurgia de lábio leporino

Núcleo de reabilitação vai funcionar no Hospital da Criança Santo Antônio, cerca de 13 receberão cirurgia reparadora

Por Shirleia Rios

08/09/2021 - Última atualização 08/09/2021

Em: 08.09.21

A Prefeitura de Boa Vista inaugurou nesta quarta-feira, 8, o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis), no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). A iniciativa é uma parceria entre a gestão municipal, a ONG Smile Train e a Associação Norte Amazônica de apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima (AmazonFir).

“Nós como Capital da Primeira Infância, não poderíamos deixar de ter esse olhar diferenciado”, destacou o prefeito Arthur Henrique. Com a entrega do núcleo, vai ocorrer o terceiro mutirão de cirurgias nos dias 9, 10 e 11 deste mês. Serão atendidas 13 crianças. A prefeitura vai disponibilizar toda estrutura e suporte necessários para a realização das cirurgias e a Smile Train a equipe especializada.

“A prefeitura fez uma parceria com a Smile Train, em que eles trazem profissionais de alto nível, capacitados, para formar nossa equipe aqui em Boa Vista. Então além de realizarem as cirurgias no momento em que eles estão aqui, eles também capacitam a nossa equipe. Além da formação a ONG entra com alguns equipamentos, alguns materiais, que são específicos e apoiam no acompanhamento dessas crianças que passam pela cirurgia”, explicou o prefeito.

Ele ressaltou ainda que por se tratar de uma cirurgia delicada, a recuperação é longa, por isso envolve diversos profissionais do HCSA. “É um trabalho com vários especialistas, dentre eles fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos. O Acompanhamento vai até quase a fase adulta. O retorno das cirurgias é importante porque estávamos parados desde o início da pandemia. Agora que os números estão mais sob controle, estamos retornando. É um momento muito aguardado”, frisou.

A parceria teve início em 2019, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Devido  a pandemia da covid-19, os trabalhos foram suspensos, sendo retomados agora. De lá para cá 26 crianças passaram pela cirurgia: brasileiras, estrangeiras e de comunidades indígenas.

Mariane Manfredini Goes - diretora de área da América do Sul pela Smile Train

“Hoje meu coração está em festa, porque foi uma caminhada de dois anos desde 2019, quando pisei aqui pela primeira vez e já fiquei impressionada com toda estrutura do Hospital Santo Antônio. A prefeitura abraçou a nossa causa e só tenho a agradecer em nome da Smile, das famílias, dos pacientes. Parcerias assim, só tendem a dar certo. São parcerias fortes e sem elas não conseguimos caminhar. Que essas crianças tenham sucesso 100% reabilitados”, declarou a diretora de área da América do Sul pela Smile Train, Mariane Manfredini Goes.

Treinamento – Agora, a equipe do HCSA está sendo treinada para que futuramente os cirurgiões operem sozinhos. A parceria com a Smile Train, HCSA e a Associação de Fissurados de Roraima - Amazonfir foi um marco para o tratamento dessas crianças no estado de Roraima, sendo uma referência para a nossa região.

Desde 2019 a prefeitura iniciou as tratativas para as parcerias e durante esse período foram feitos diversos tratamentos. Equipes de fora vieram até o Hospital da Criança para avaliar os cenários e agora, chega a consolidação de todos os esforços e dedicação dos envolvidos.

“Essa parceria veio trazer sorrisos, para nossos filhos, para nós pais. Estamos muito felizes. Só temos a agradecer isso tudo e a todas as pessoas envolvidas. Nosso núcleo tem potencial para ser referência no Brasil. Somos gratos a essa parceria porque tem dado muito resultado. As crianças que fazem terapia com fonoaudiólogo estão tendo um resultado maravilhoso, melhorando a fala e o desempenho a cada dia. Essa parceria foi a melhor coisa que aconteceu, porque se não fosse por ela, muitos de nós não teríamos condições de ter novos sorrisos”, garantiu a presidente da Amazonfir, Solange Peixoto.

Solange Peixoto - presidente da Amazonfir