Saúde

Prefeitura inicia aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em Boa Vista a partir de segunda-feira, 13

Idosos a partir de 70 anos de idade e imunossuprimidos serão os primeiros a receberem a dose

Por Jamile Carvalho

10/09/2021 - Última atualização 10/09/2021

A Prefeitura de Boa Vista começa a partir de segunda-feira, 13, a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, em idosos a partir de 70 anos de idade e também para as pessoas imunossuprimidas.

Por enquanto, apenas esses dois públicos poderão tomar a dose de reforço da vacina, por serem mais vulneráveis e por possuírem maior chance de desenvolverem casos graves da doença, mesmo já tendo recebido as duas doses, é o que aponta estudos e orientação do Ministério da Saúde.

Para os idosos acima de 70 anos a dose de reforço deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (2ª dose ou dose única). Já as pessoas imunossuprimidas receberão a vacina após 28 dias da segunda dose ou dose única.

A vacinação ocorrerá nos pontos fixos de vacinação em sistema drive-thru ou nas 14 UBS´s, que estão vacinando contra a Covid-19.

A dose de reforço será aplicada com a vacina da Pfizer, independente do imunizante recebido anteriormente. Ou seja, quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca deverá tomar a terceira dose da Pfizer.

Grupo de imunossuprimidos – esse grupo inclui imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgãos sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas inussupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4>200 céls/mm3; uso de corticoide em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ por 14 dias; uso de drogas modificadoras de resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

Documentação – no ato da vacina, os imunossuprimidos devem apresentar além de documento de identificação com foto, cartão de vacina com a 2ª dose aplicada há 28 dias, CPF ou cartão SUS, original e cópia do exame laboratorial e/ou prescrição médica, receita, assinado e carimbado pelo médico.

Já os idosos devem apresentar além do cartão de vacina, cartão original com foto, CPF ou cartão SUS.

Confira os locais fixos de vacinação – Segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

 

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

·Roraima Garden Shopping – Caçari

 

            UBS´s com sala de vacina: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h