A Prefeitura de Boa Vista deu início a Campanha de Vacinação Antirrábica na manhã deste sábado, 4. As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebem os donos de cães e gatos em 18 bairros, pontos estratégicos da cidade. Durante este mês, as equipes estarão nos bairros todos os sábados, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
A meta, para esta campanha, é imunizar 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de idade. Além dos sábados, a campanha vai continuar somente na UVCZ durante os dias da semana, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
É importante que o dono leve a carteira de vacinação do animal, mas, se não tiver, as equipes fazem o documento na hora. A prefeitura orienta que os tutores levem os bichos com guia (não sejam conduzidos por crianças).
A moradora do bairro Centenário, Germana França, aproveitou para vacinar seus dois cães, Pretinha e Pitoco. Ela destaca a importância da vacina e a facilidade promovida pelo executivo municipal ao disponibilizar pontos de vacinação próximo às casas das pessoas.
“É muito importante, pois é uma proteção para eles e para a gente também, e isso dá uma tranquilidade. E ter uma equipe perto da nossa casa é muito bom, pois venho a pé, o que facilita bastante”, disse Germana.
Dona de oito animais, quatro cães e quatro gatos, a senhora Jô Nascimento também falou da importância de vacinar os pets. “A importância começa pela saúde deles e segundo pela nossa também. Todos têm que ter esta responsabilidade, não tem desculpas, pois fica perto de nossas casas é rapidinho. Quem não leva seu bichinho para se imunizar é porque não tem responsabilidade com seus animais.
A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. A doença é fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. Por isto a prefeitura promove a campanha todos os anos.
Considerando a pandemia da covid-19, todos os cuidados são necessários no dia da vacinação, como utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.
Além dos pontos fixos, equipes volantes estão passando pelas ruas, conforme tabela abaixo: