Prefeitura inicia campanha de vacinação antirrábica em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista deu início a Campanha de Vacinação Antirrábica na manhã deste sábado, 4. As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebem os donos de cães e gatos em 18 bairros, pontos estratégicos da cidade. Durante este mês, as equipes estarão nos bairros todos os sábados, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Por Edson Ribeiro

04/09/2021 - Última atualização 04/09/2021

A Prefeitura de Boa Vista deu início a Campanha de Vacinação Antirrábica na manhã deste sábado, 4. As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebem os donos de cães e gatos em 18 bairros, pontos estratégicos da cidade. Durante este mês, as equipes estarão nos bairros todos os sábados, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A meta, para esta campanha, é imunizar 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de idade. Além dos sábados, a campanha vai continuar somente na UVCZ durante os dias da semana, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

É importante que o dono leve a carteira de vacinação do animal, mas, se não tiver, as equipes fazem o documento na hora. A prefeitura orienta que os tutores levem os bichos com guia (não sejam conduzidos por crianças).

A moradora do bairro Centenário, Germana França, aproveitou para vacinar seus dois cães, Pretinha e Pitoco. Ela destaca a importância da vacina e a facilidade promovida pelo executivo municipal ao disponibilizar pontos de vacinação próximo às casas das pessoas.

“É muito importante, pois é uma proteção para eles e para a gente também, e isso dá uma tranquilidade. E ter uma equipe perto da nossa casa é muito bom, pois venho a pé, o que facilita bastante”, disse Germana.

Dona de oito animais, quatro cães e quatro gatos, a senhora Jô Nascimento também falou da importância de vacinar os pets. “A importância começa pela saúde deles e segundo pela nossa também. Todos têm que ter esta responsabilidade, não tem desculpas, pois fica perto de nossas casas é rapidinho. Quem não leva seu bichinho para se imunizar é porque não tem responsabilidade com seus animais.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. A doença é fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. Por isto a prefeitura promove a campanha todos os anos.

Considerando a pandemia da covid-19, todos os cuidados são necessários no dia da vacinação, como utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.

Além dos pontos fixos, equipes volantes estão passando pelas ruas, conforme tabela abaixo: