Agricultura e Pecuária

Prefeitura investe em maquinários que garantem mais produtividade no campo

São mais de 43 maquinários à disposição dos agricultores de Boa Vista contribuindo para que a produção ocorra de modo mais rápido e eficiente

Por Walquiria Domingues

16/09/2021 - Última atualização 16/09/2021

Os corretivos agrícolas são insumos fundamentais para o incremento da produção rural, com isso a Prefeitura de Boa Vista investe em maquinários que possibilitem ao produtor utilizar as melhores tecnologias e assim atinja os melhores resultados produtivos em suas lavouras. Hoje o agricultor do município tem acesso através da parceria com a Prefeitura a equipamentos de ponta como trator com piloto automático e calcareadeira com taxa variável de aplicação, que garantem uma gestão mais eficiente de insumos para melhores resultados produtivos.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) fornece apoio técnico na implementação e utilização adequada dos novos equipamentos, auxiliando os produtores na preparação e planejamento das safras.

“Hoje estamos realizando o trabalho de correção do solo, com a disponibilização da nova calcareadeira no atendimento aos produtores que ainda não possuem essa estrutura para aplicação correta do produto. Esse trabalho é resultado de planejamento, estruturação e compromisso com o agricultor e proporcionará impactos positivos na produtividade da próxima safra”, destacou Guilherme Adjuto, secretário municipal de agricultura.

O produtor da Região do Bom Intento Alceu Uemura comemorou a chegada de equipamentos modernos. “O diferencial do equipamento é muito grande, nos garante mais precisão na utilização correta dos insumos. A assistência que a prefeitura nos fornece é modelo para o resto do Brasil, estou muito satisfeito e com esperança de um 2022 com ampliação de área e mais produção de qualidade para o nosso município”.

Mais tecnologia no campo

A mecanização de qualidade fortalece a agricultura, trazendo otimização em todas as etapas de produção. O trator é equipado com piloto automático que garante um maior rendimento, sem desperdício aplicação dos insumos, ganhando mais agilidade operacional e rendimento.

A Calcareadeira (distribuidor de fertilizante) pode ser utilizada para aplicação de calcário e outros fertilizantes granulados. Máquina moderna que trabalha com sistema de taxa variável ou taxa fixa, pode ser aplicada uma dose em toda a área, 2 toneladas por hectare ou pode fazer um sistema de taxa variável através de mapeamento, informando para a máquina qual lugar é necessário a maior ou menor distribuição de insumo, realizando um trabalho de agricultura de precisão.

Fotos:  Katarine Almeida https://bit.ly/3AhP6vE