Social

Programa Cesta do Bem - Famílias se emocionam ao receber em casa as cestas básicas da prefeitura

A Cesta do Bem é um programa municipal, que deve entregar, este ano, em torno de 150 mil cestas para famílias de baixa renda da capital

Por Ceiça Chaves

16/09/2021 - Última atualização 16/09/2021

“Ficamos gratos pela ajuda. Essa cesta veio em boa hora, tantas dificuldades a gente tem passado”, disse emocionada a dona de casa, Adelaide Alves, 41 anos, ao receber uma cesta básica reforçada na porta de casa esta semana. Gratidão! Este é o sentimento de milhares de pessoas quando a equipe da Prefeitura de Boa Vista chega nas residências das famílias beneficiadas do Programa Cesta do Bem.

Entre os alimentos perecíveis da cesta estão: arroz, açúcar, café, farinha de milho, feijão, leite integral, massa de sêmola, óleo, sal, extrato de tomate, sardinhas, e biscoito cream cracker. “O sentimento é de felicidade, tá ruim para todo mundo, principalmente para quem não recebe nada. Eu dependo só do Bolsa Família e essa cesta vai ajudar bastante”, declarou a moradora do bairro Buritis, Rosilene André Simão, 35 anos, que no momento se encontra desempregada e na luta para garantir o sustento dos filhos.

A Cesta do Bem é um programa municipal, instituído pela Lei 2.147, que deve entregar só este ano em torno de 150 mil cestas na capital. Estão na lista de contemplados, preferencialmente, todas as crianças matriculadas nas creches e pré-escolas do município, famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico do Governo Federal, beneficiárias dos programas Família que Acolhe e Visitação Domiciliar. Além dos integrantes dos projetos Cabelos de Prata, Dedo Verde, Artcanto, Crescer, Rumo Certo e Conviver.

“O beneficio não será concedido apenas uma vez, este é apenas o primeiro ciclo de entregas. Estas mesmas famílias que hoje estão recebendo as cestas, serão as beneficiadas dos próximos ciclos, pois o programa é uma lei municipal e será concedido conforme planejamento das secretarias municipais de Gestão Social e Educação”, disse o prefeito, Arthur Henrique.

As cestas das crianças matriculadas nas creches e pré-escolas estão sendo entregues na própria unidade de ensino. Serão beneficiados também os alunos das escolas do campo e indígenas. Quem agradeceu a ajuda vinda através da Escola Municipal Eunice de Queiroz, no Cidade Satélite, foi o senhor Rogério Gonçalves, 42 anos, pai do aluno Aquiles Roges, de 2 anos.

“Eu vejo como uma iniciativa bem positiva neste momento difícil de pandemia. Lá em casa só eu trabalho, a mulher não. São duas crianças para alimentar e só um para sustentar a casa e outras despesas. Essa cesta, com certeza vai ajudar muito”, disse.

Outro grupo da lista de contemplados do programa são as crianças que estão devidamente cadastradas na SMEC como pleiteantes de vaga para creche ou pré-escola. É necessário que todas as famílias beneficiadas mantenham as informações cadastrais junto aos programas municipais e federais atualizados para que as cestas cheguem corretamente nas residências.

Fotos: Giovani Oliveira, Andrezza Mariot e Leo Costa - https://flic.kr/s/aHsmWF8d3z / https://bit.ly/3yDJjyJ