Saúde

Saúde - Seminário propõe programa para controle populacional de cães e gatos de rua

O evento reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade civil no Teatro Escola

16/09/2021

O controle populacional de cães e gatos foi o tema do 1º Seminário de Saúde e Bem-Estar Animal, sediado pela prefeitura de Boa Vista, nesta quarta-feira, 15.

O prefeito, Arthur Henrique destacou que a terceira maior demanda hoje da prefeitura na central 156 tem a ver com animais, sejam eles acidentados ou abandonados.

“O Seminário é um marco para discussão de políticas públicas e construção de um protocolo. A nossa ideia é construir um planejamento de controle populacional para esses animais. Hoje, a Central 156 da prefeitura recebe demandas da cidade inteira e a terceira maior demanda da central está relacionada a animais, seja por acidente de trânsito, abandono e outros. É uma demanda grande que precisamos cuidar e garantir que cada vez mais tenhamos menos animais passando por essas situações”.

O evento reuniu participantes de forma presencial e on-line, que puderam tirar dúvidas durante o encontro e interagir no canal do Youtube da prefeitura.

Ao final do evento os representantes das instituições sentaram para um debate junto ao público e assinaram um protocolo de intenções de um programa de controle populacional de animais de rua a ser executado pelo município e entregue ao vice-prefeito Cássio Gomes.

Para o médico veterinário, Ailton Fernandes essa foi uma excelente oportunidade não somente de debates, mas de pôr em prática os temas apresentados.

“Temos que aproveitar o momento onde conseguimos discutir a formação de uma política publica de controle populacional com diversas pessoas, profissionais e representantes de órgãos que vivencia a problemática no dia a dia. E aproveitar também a disposição do poder executivo municipal em executar esse programa”

Para a protetora de animais, Priscila Fantinato, que atua na causa desde 1999, a iniciativa é muito bem-vinda.

“Essa foi uma ideia brilhante dos profissionais que atuam na zoonoses e é o que a causa animal precisa, é o que os protetores de animais esperam, pois trabalhar com o controle reprodutivo é o que vai nos trazer resultados pra gente que trabalha no resgate de animais”.

O programa traz a proposta de uma estratégia mais humana, efetiva e financeiramente viável para controlar populações de animais errantes.

A ideia é capturar animais, castrá-los e devolvê-los ao local de captura. A proposta é realizar, mensalmente, uma média de 100 castrações por mês em animais contemplados pelo programa.

Além de controlar a população de animais de rua, o programa visa evitar o nascimento de ninhadas indesejadas, controlar o número de agressões a transeuntes e acidentes de trânsito, diminuindo a movimentação dos animais nas ruas e Diminuir a incidência de doenças e zoonoses.

Fotos: Katarine Almeida e Leo Costa - https://flic.kr/s/aHsmWKwrpT