1° Infância

Semana do Bebê - Com o tema: “Os três primeiros anos são para sempre”, atividades reforçam a importância dos cuidados na 1ª infância

A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 20, com a participação dos parceiros da prefeitura no evento e beneficiários do Família que Acolhe

Por Ceiça Chaves

20/09/2021 - Última atualização 21/09/2021

Nesta segunda-feira, 20, a Prefeitura de Boa Vista abriu a programação da Semana do Bebê na Capital da Primeira Infância e, de aniversário do Programa Família que Acolhe (FQA). Com o tema “Os três primeiros anos são para sempre”, o evento integra toda a rede da primeira infância, como os Cras, escolas, unidades básicas de saúde, equipe FQA, com a parceria de instituições como a Fundação Bernard Van Leer, Unicef, Sociedade Roraimense de Pediatria e Avsi Brasil.

“Nosso trabalho com a primeira infância não acontece em uma semana, e sim o ano todo e há oito anos. Escolhemos uma semana para chamar de Semana do Bebê, e levar as pessoas a refletirem sobre a importância de se investir nos primeiros anos de vida dos nossos filhos”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Na programação terá rodas de conversas, plantio de árvores, musicalização e shantala para bebês, oficinas com gestantes, com pais e filhos e muito mais. O encerramento será na sexta-feira, 24, dia em que o Programa Família que Acolhe completa 8 anos de existência e com um saldo de quase 23 mil gestações acompanhadas.

Lembrando que esta é a 5ª edição do evento em Boa Vista. É uma das ações reconhecidas pelo UNICEF que assegura atenção à primeira infância. Boa Vista é um dos 400 municípios certificados com o selo Unicef pelo trabalho que começou ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita.

“Para o pleno desenvolvimento de uma criança são necessárias ações intersetoriais, um cuidado que olha desde a saúde, educação, meio ambiente. Essa programação que Boa Vista proporcionou esse ano é diversificada e mostra exatamente esse cuidado, e que é preciso de várias mãos e olhares diferentes”, disse Marcela Bonvicini, chefe do escritório do Unicef em Roraima.

Aniversário do FQA: Onde tudo começou

Foi a partir de 24 de setembro de 2013, que a gestão municipal começou a investir nas crianças, da gestação aos seis anos de idade. O FQA foi idealizado pela ex-prefeita Teresa Surita que fez o mundo olhar para Boa Vista e torná-la Capital da Primeira Infância. Um trabalho que virou referência no Brasil e no mundo, e se tornou modelo para o Governo Federal criar o programa Criança Feliz.

Hoje o FQA, está em cada canto da cidade com a descentralização para os Cras. São 6.600 beneficiárias com cadastros ativos e 22.900 gestações acompanhadas desde 2013. Acompanhada desde a gestação, a recepcionista Laila Gentil, 29 anos, mãe do pequeno Dominique Menezes, de 1 ano, só tem a agradecer pelo cuidado e atenção do programa.

“Sou mãe de primeira viagem e o projeto me ajudou muito, me ensinou os primeiros passos para cuidar do meu filho. As palestras, as atividades que a gente aplica com as crianças ajudou muito no desenvolvimento dele. O FQA representa uma família para mim”, disse.