Como parte das atividades da Semana do Bebê, a Prefeitura de Boa Vista reuniu nesta quarta-feira, 22, pais e filhos para participarem da oficina “Pai, Lê pra mim?”. A ação aconteceu com os alunos da Escola Municipal Waldinete de Carvalho e reforçou a importância da leitura na infância, um hábito que deve ser adotada na rotina familiar.
“Destacamos duas importâncias hoje. A leitura para o desenvolvimento da criança, para a memória, o cognitivo e para o fortalecimento de vínculos. Como estamos na campanha ‘Pacto pela Paternidade Boa’, envolvemos também essa figura tão importante para o desenvolvimento infantil, que é o pai”, disse Valéria Reinbold, secretária adjunta de Projetos Especiais.
Primeiro os pais participaram de dinâmicas, com direito a apresentação de peça teatral e palestras sobre o tema. Em seguida, tiveram momentos especiais de leitura com os filhos nos cenários montados especialmente para o momento. O servidor público, Jair Espíndola, 33 anos, contou toda a historinha estimulando o filho Joaquim Benício, 4 anos, a interagir com ele.
“É muito importante esse momento. Na correria do dia a dia, a gente acaba deixando de ter esses momentos com os filhos e a escola proporcionar isso é muito bom. É até um alerta para nos dedicarmos um pouco mais. Todos gostam de ouvir uma historinha e ser contado pelos pais deve ser ainda mais interessante para eles”, disse.
Leitura desde sempre
A recomendação é que a leitura deve ser estimulada desde sempre, até mesmo desde o ventre da mãe. Para chamar a atenção da criançada, é preciso acertar na escolha da história, utilizar recursos de apoio que podem ajudar, como objetos, brinquedos e imitar as vozes dos personagens aguçam a imaginação. Além de buscar na casa um lugar tranquilo e aconchegante para o momento.
“Na primeira infância, as crianças se interessam muito pelas cores, desenhos. Então, utilize livros que os permitam explorar ao máximo essa curiosidade. Estimular a imaginação delas gera curiosidade, curiosidade gera perguntas e perguntas geram conhecimento, novos aprendizados, novas maneiras de enxergar a mesma realidade”, disse a professora e palestrante, Sâmela Rodrigues.
Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWJBKgw (Andrezza Mariot)