1° Infância

Semana do Bebê - Para celebrar o Dia da Árvore, crianças plantam mudas de ipês no Parque do Rio Branco

Para arborizar um dos principais cartões-postais da cidade foram plantadas 26 mudas de ipês rosa e amarela pelas crianças atendidas pelo FQA

Por Ceiça Chaves

21/09/2021 - Última atualização 23/09/2021

Em comemoração ao Dia da Árvore, nesta terça-feira, 21, a Prefeitura de Boa Vista promoveu uma ação ambiental no Parque no Rio Branco, como parte das atividades da Semana do Bebê. Para arborizar um dos principais cartões-postais da cidade, foram plantadas 26 mudas de ipês, rosa e amarela, pelas crianças atendidas pelo Programa Família que Acolhe.

O momento também foi marcado pela adesão do município à campanha global “Livre pra Brincar lá fora”, iniciativa do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, com a parceria da Fundação Bernard Van Leer e AVSI Brasil. Para simbolizar a parceria, uma bolha cinza gigante foi instalada no parque, representando a poluição do ar, um inimigo invisível que está em todos os lugares e que causa inúmeros problemas de saúde às pessoas, em especial, às crianças.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a ação só vem reforçar o cuidado e a atenção às crianças na Capital da Primeira Infância, levando em consideração as questões ambientais e os investimentos feitos para combater a poluição na cidade.

“Hoje, além de ser o Dia da Árvore, é a terça-feira da Semana do Bebê e não podíamos deixar de comemorar e conscientizar as pessoas sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Boa Vista hoje é uma cidade que tem ar puro e as crianças podem aproveitar a cidade do lado de fora de casa, é seguro. Temos feitos investimentos em energia renovável, temos usinas fotovoltaicas, isso reduz a emissão de gases poluentes”, disse.

As crianças que participaram do plantio terão uma placa com seu nome registrado na árvore do Parque. Um orgulho para a dona de casa, Natácia Luana, de 33 anos, que terá o nome do filho Athos Benjamim, de 2 anos, eternizado em um dos maiores pontos turísticos da cidade.

“Para mim será um grande orgulho saber que meu filho plantou uma árvore aqui. Quando ele tiver maior vai dizer ‘foi eu que plantei’. Vai ser uma alegria enorme. Fazer parte do FQA é sempre maravilhoso, cada mês que passa é um aprendizado. Isso aqui é mais uma grande experiência de vida”, disse.

Para a arborização do parque, teve ainda a colaboração dos integrantes e equipes do projetos Crescer e Dedo Verde, com a produção das mudas, a adubação e a preparação do local para receber o plantio.

Campanha “Livre pra Brincar lá Fora”

A campanha traz uma discussão sobre a poluição do ar e a infância, gerando o debate do assunto para todos refletirem sobre o ar que as crianças estão respirando e promover soluções. Boa Vista é a primeira capital do norte do Brasil a receber a bolha cinza, símbolo da campanha. É um ícone que navega pelas cidades em diferentes partes do mundo, presente em ambientes onde as crianças brincam, mostrando que a poluição está em todo lugar.

“A campanha é para mobilizar famílias, cidades e gestores públicos para a importância da qualidade do ar para saúde das crianças e para o seu desenvolvimento integral. É para a gente refletir sobre os impactos na saúde pública que estão inibindo as crianças de brincar lá fora. Tem a pandemia da covid-19, mas a segunda maior ameaça global é a poluição do ar”, disse JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

Parceria: O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWHr3uA (Katarine Almeida)