Saúde

Setembro Amarelo - Palestras reforçam importância dos cuidados com a saúde mental

Durante todo o mês, profissionais abordarão temas voltados para prevenção ao suicídio em UBSs da capital

Por Jéssica Sampaio

09/09/2021

Em meio a tanta correria do dia a dia, parar e cuidar da mente é essencial. Pensando nisso, durante esse mês de setembro as unidades básicas de saúde promoverão rodas de conversa e palestras nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes, sobre temas relacionados aos cuidados com a saúde mental. As atividades fazem parte da campanha “Setembro Amarelo”.

Enquanto aguardava pela consulta na UBS Helio Macedo, no bairro Jardim Caranã, nesta quinta-feira, 9, a dona de casa, Rosaicela Coromoto, de 23 anos, ficou atenta aos sinais abordados pela psicóloga Gilvania Carvalho, durante a palestra. Para ela, o momento foi importante para se dedicar aos cuidados com a mente.

“Eu me identifiquei com esses problemas que foram abordados aqui. Eu fumo para distrair, para cessar a ansiedade e estresse, mas eu não quero mais fumar. Depois de ter ouvido essa palestra vou em busca de ajuda para poder me cuidar”, destacou a dona de casa.

O objetivo das rodas de conversa de acordo com a psicóloga da UBS, além de levar a informação, é ajudar a diminuir a ansiedade dos pacientes que estão esperando atendimento. “Ao invés de ficarem ociosos e, muitas das vezes estressados, a gente traz eles para esse momento de bate papo falando sobre saúde mental e proporcionando os atendimentos disponíveis”, enfatizou Gilvania.

Outra forma de ajudar os pacientes que buscam por apoio psicológico é a formação de um grupo terapêutico para troca de experiências. “O grupo tem a proposta de ampliar o acesso das pessoas ao serviço psicológico. E, trabalhando essas questões como a prevenção e promoção de saúde mental em grupo, diminui até a fila de espera para o atendimento ambulatorial”, explicou a psicóloga.


Atividades - Os ciclos de palestras estão ocorrendo em todas as unidades básicas como especializadas neste mês. Além disso, como forma de sensibilizar a população a respeito do tema, nesta sexta-feira, 10, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e demais unidades estarão vestidos de amarelo.

Nos dias 10, 13,15, 20, 22 e 27, a partir das 9h, a UBS Helio Macedo realizará rodas de conversas na sala de espera da unidade.

A UBS Jardim Floresta vai realizar nos dias 13, 20 e 27, às 8h, palestras de sensibilização para os pacientes na sala de espera.

No dia 10 e 27 haverá ainda palestras na UBS Raiar do Sol. E no dia 13, às 14h15, terá uma palestra na UBS Dalmo Feitosa, no Cauamé, com tema Vale a pena Viver.

A UBS Santa Luzia vai realizar no dia 17, terapia em grupo para os servidores, com palestras e dinâmicas e no dia 24 a palestra de prevenção ao suicídio será voltada para os pacientes. 

Foto: Giovani Oliveirahttps://bit.ly/38WLUtf