Saúde

“Vim tomar a vacina para me prevenir e cuidar da minha família", diz idosa ao tomar a dose de reforço contra a covid-19 em Boa Vista

Boa Vista iniciou aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos nesta segunda-feira, 13

Por Jéssica Sampaio

13/09/2021 - Última atualização 13/09/2021

Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. A dose está sendo aplicada em idosos acima de 70 anos, que já tenham tomado a segunda dose ou a dose única, seis meses após a última dose do esquema vacinal. Os imunossuprimidos receberão a vacina após 28 dias da segunda dose ou dose única.

Na capital, a imunização está sendo aplicada preferencialmente com a vacina da Pfizer, independente do imunizante recebido nas doses anteriores. A vacinação ocorre nos pontos fixos de vacinação em sistema drive-thru ou nas 14 UBS´s, que estão vacinando contra a Covid-19 (veja a lista de locais abaixo).

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, a vacinação se faz necessária para combater o avanço da doença. “Nós sabemos que a vacina não vai impedir que as pessoas sejam infectadas, mas ela vai minimizar os riscos de agravamento e óbitos por Covid-19”, alertou.

Francinete destaca ainda que o público escolhido nessa fase são os que ainda estão vulneráveis à doença. “O Ministério da Saúde está iniciando a vacinação com eles, por estarem mais vulneráveis e apresentarem ainda um número alto de hospitalização. Os demais ainda não há uma previsão de iniciar, porque tudo ainda depende a situação epidemiológica do país”.

Prevenção – Neste primeiro dia de vacinação da dose de reforço, os pontos de vacinação de Boa Vista foram bastante procurados pelos idosos que imediatamente atenderam ao chamado.

Aos 91 anos, dona Joana Braga, não perdeu tempo e foi com a filha tomar a dose de reforço. Ela ressalta a importância da imunização para cuidar da saúde dela e de toda família. “Para mim é muito importante porque eu estando bem de saúde, eu me sinto importante para toda minha família”, disse.

Ela também falou da necessidade de estar alerta para os cuidados com a Covid-19. “Convido todos a virem se vacinar, minha família me alertou e eu vim com coragem”, concluiu dona Joana.

Dona Josefa Carneiro, de 83 anos, aproveitou o ponto de vacinação no Roraima Garden Shopping, localizado no bairro Caçari, para tomar a terceira dose e manter a prevenção. “Vim tomar a vacina para me prevenir e cuidar da minha família", pontuou.

Grupo de imunossuprimidos – esse grupo inclui imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgãos sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas inussupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4>200 céls/mm3; uso de corticoide em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ por 14 dias; uso de drogas modificadoras de resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

Documentação – imunossuprimidos devem apresentar além de documento de identificação com foto, cartão de vacina com a 2ª dose aplicada há 28 dias, CPF ou cartão SUS, original e cópia do exame laboratorial e/ou prescrição médica, laudo, receita, assinado e carimbado pelo médico.

Já os idosos devem apresentar além do cartão de vacina, constando seis meses após a segunda dose, cartão de identificação com foto, CPF ou cartão SUS.

Confira os locais fixos de vacinação – Segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

·Roraima Garden Shopping – Caçari

UBS´s com sala de vacina: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h

Fotos: Fernando Teixeira - https://bit.ly/2VCHiFw