Saúde

COVID-19 - Prefeitura suspende visitas ao Mirante e Selvinha do Parque do Rio Branco

Medidas valerão por um período de 15 dias a contar desta quinta-feira, 20

Por Marcus Miranda

20/01/2022

Levando em consideração o aumento de casos de síndromes gripais, COVID-19 e a crescente procura por serviços de saúde nas unidades básicas de Boa Vista, a prefeitura está adotando novas medidas para evitar aglomerações em espaços públicos.

A partir desta quinta-feira, 20, ficam suspensas as atividades na Selvinha do Parque do Rio Branco e a visitação do Mirante Edileusa Lóz. As demais atividades seguem normalmente, conforme recomendações específicas do último decreto municipal que trata sobre os critérios de liberação das atividades econômicas.

“Nesse momento em que os casos de covid têm aumentado em todo o país, a prefeitura adotou essas medidas temporariamente para garantir que a doença não avance ainda mais. Por isso, pedimos a compreensão de todos e também que continuem mantendo as medidas preventivas, como uso de máscara, distanciamento social e a higienização, bem como os não vacinados que busquem se imunizar para que só assim voltemos a normalidade”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Vale ressaltar que a prefeitura também vai intensificar a fiscalização na cidade para garantir o cumprimento das medidas de segurança sanitária.

ATENDIMENTOS - Com o aumento acelerado de casos da covid-19 e de síndromes gripais em Roraima, a gestão precisou afastar 150 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos e enfermeiros. Desses, 75 profissionais atuam nas unidades básicas.

As UBS’s de Boa Vista já registraram aumento de 300% na procura por atendimentos e consultas entre a última semana de dezembro de 2021 e os 18 primeiros dias de janeiro deste ano.

De 1º a 18 de janeiro, todas as 34 UBS’s de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos. Desse total, quase 30 mil aconteceram apenas nas 8 UBS’s de Covid-19. Enquanto isso, na última semana de dezembro 2021 foram contabilizados 10.080 atendimentos na rede básica de saúde.

VACINAÇÃO

A prefeitura segue dando continuidade à vacinação contra a covid-19 em Boa Vista. Reforça a importância da imunização para aqueles que ainda não se vacinaram. Nesta quinta-feira, 20, feriado de São Sebastião, as 8 unidades básicas de saúde que atendem casos exclusivos de covid-19 estão funcionando normalmente até às 18h.

Os dois pontos de vacinação drive-thru também estão funcionando até às 17h (Apenas para adultos. Não haverá vacinação para crianças no feriado).

Na sexta-feira dia 21, ponto facultativo, todos os serviços funcionarão normalmente.

A prefeitura reforça ainda que a população precisa continuar mantendo os cuidados e respeitar as recomendações, como: o uso de máscara, lavar as mãos, uso de álcool em gel, evitar aglomeração e manter o distanciamento.

UBS´s Exclusivas para Covid-19

UBS Olenka Macellaro (Caimbé) - Av. Mário Homem Melo, 5075

UBS Mariano de Andrade (Caranã)  - Av. Deco Fonteles, nº 264

UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade) -  Av. Belo Horizonte, nº 178