Esportes

ESPORTE E LAZER - Centro de Iniciação Esportiva e Projeto Qualidade de Vida seguem com inscrições abertas na Vila Olímpica

São oferecidas mais de 290 vagas em diversas modalidades esportivas, como atletismo, basquete, natação, ginástica rítmica, vôlei, judô, jiu-jitsu, karatê, xadrez, dentre outras

Por Marcus Miranda

28/01/2022

A Prefeitura de Boa Vista está com mais de 290 vagas disponíveis em diversas modalidades esportivas para o Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP) e Projeto Qualidade de Vida, ambos desenvolvidos na Vila Olímpica Roberto Marinho.

A ginástica rítmica está entre as 11 modalidades com vagas disponíveis no CIEP

Para o CIEP, que atende a população com idade entre 3 e 17 anos, são oferecidas 258 vagas nas seguintes modalidades: atletismo (12), basquete (22), futsal (4), ginástica rítmica (76), jiu-jitsu (12), judô (20), karatê (24), recreação (18), tênis de mesa (51), vôlei (7) e xadrez (12).

Atletas interessados em se matricular em alguma dessas modalidades devem estar munidos da seguinte documentação: 1 foto 3X4, RG e C

Para a modalidade de atletismo são oferecidas 12 vagas

PF do aluno, declaração escolar, cartão do SUS do responsável e do aluno, RG e CPF do responsável, cartão de vacina atualizado da criança/adolescente, atestado médico do jovem (somente natação) e comprovante de residência.

Para o Projeto Qualidade de Vida, que atende atletas a partir dos 18 anos de idade, estão disponíveis 41 vagas, distribuídas em quatro modalidades: funcional (4), jiu-jitsu (19), tênis de mesa (13) e vôlei (5).

O vôlei está entre as modalidades com vagas disponíveis para o Projeto Qualidade de Vida 

Neste caso, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: 1 foto 3X4, RG e CPF, cartão do SUS, cartão de vacina atualizado, com no mínimo a segunda dose da vacina contra Covid-19, atestado médico (somente para natação) e comprovante de residência.

Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria vila, no Ginásio Romerão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. As aulas estão previstas para retornar no dia 07 de fevereiro. Todas as atividades acontecem, exclusivamente, nas dependências da vila. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas por meio do número: (95) 3628-2063.  

REFORMULAÇÃO - No final do ano passado a Escolinha de Esportes da Vila passou por reformulações e se tornou Centro Municipal de Iniciação Esportiva, tendo como foco a formação de alunos/atletas de alto rendimento, descobrir talentos e fortalecer hábitos com valores que contribuem para o desenvolvimento da formação ética e cidadania dos participantes.

A miniconferência contou com a participação de 18 professores que atuam na Vila

TREINAMENTO – Professores que atuam no CIEP e no Projeto Qualidade de Vida participaram, durante toda esta semana de uma miniconferência para alinhar, com os 18 profissionais que atuam em ambos os projetos, as novas metodologias pedagógicas adotadas após a reformulação da antiga Escolinha de Esportes.

“A partir de agora, trabalharemos com essa nova metodologia pedagógica, em parceria com as federações esportivas do nosso estado. É fato que cada aluno tem suas particularidades. E a intenção dessa miniconferência foi discutir e elaborar estratégias pedagógicas para facilitar o efetivo aprendizado dos participantes”, explicou a coordenadora do CIEP, Simone Trindade. 

“Esse processo de alinhamento é essencial para que possamos, de fato, formar atletas campeões", disse 'Pirulito', professor de jiu-jitsu

O professor de jiu-jitsu Wellynthon Noronha, conhecido como “Pirulito”, aprovou a iniciativa. “Esse processo de alinhamento é essencial para que possamos, de fato, formar atletas campeões. Ano passado tivemos muitas conquistas no jiu-jitsu. E para esse ano, as expectativas são as melhores possíveis”, explicou.

MEDIDAS SANITÁRIAS – Tendo em vista os crescentes casos de covid-19 e síndromes gripais a Prefeitura de Boa Vista reforça que a entrada na Vila Olímpica Roberto Marinho só será autorizada mediante apresentação do cartão de vacina contendo no mínimo duas doses do imunizante.

Além disso, as aulas acontecerão com turmas reduzidas e será exigido dos participantes o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento, como forma de evitar a proliferação da doença.