Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE - Cartilha traz informações sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos a empresários

Lançada nesta quinta-feira, a cartilha “Grandes Geradores de Resíduos Domiciliares” será enviada às empresas a partir da próxima semana

Por Wandilson Prata

14/01/2022 - Última atualização 14/01/2022

A prefeitura lançou nesta quinta-feira, 13, a cartilha “Grandes Geradores de Resíduos Domiciliares”, com a proposta de levar às empresas públicas e privadas de Boa Vista instruções necessárias para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS).

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Santos, em uma segunda frente de trabalho, uma equipe do SPMA irá in loco explicar detalhadamente para os empresários, sobre o conteúdo dessas cartilhas.

A ideia é orientar esses estabelecimentos públicos e privados sobre os processos para organizar a geração, o transporte e a destinação correta dos resíduos gerados dentro de cada seguimento.

“O documento é necessário para a empresa obter o licenciamento ambiental. O problema é que esses planos são apresentados até a SPMA para se obter a licença, porém, não são executados nos estabelecimentos. E é isso que vamos começar a solicitar desses geradores, para que eles não só elaborem o plano, mas que ponham em prática também”, disse.

Para o vice-prefeito, Cássio Gomes, o Plano de Resíduos Sólidos é uma política pública da prefeitura que visa também a qualidade de vida dos moradores, contribuindo para uma cidade mais limpa e agradável.

“É um projeto que envolve não só as empresas privadas, como as públicas também. Com esse plano de resíduos sólidos e essa aproximação de uma cidade limpa, não só mesmo pela limpeza como também pela saúde”, destacou.

A superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Almecir de Freitas Câmara, participou do evento de lançamento da cartilha. E segundo ela, a ideia é louvável, pois sensibiliza e envolve ainda mais o setor empresarial.

“A Federação é parceira nessa ação da Prefeitura de Boa Vista, pois a proposta é que o setor empresarial cuide mais dos seus resíduos sólidos, para que possamos ter um movimento bastante positivo em Roraima e também aqui na capital”, frisou.

Como funciona – O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) é um documento que precisa ter informações necessárias sobre a organização do fluxo dos resíduos gerados dentro de estabelecimentos públicos ou privados e são procedimentos que vão auxiliar tanto no diagnóstico quanto no prognóstico sobre esses resíduos.

A partir de 19 de março, a prefeitura passará a exigir o documento das empresas públicas e do dia 19 de novembro, das empresas privadas. Mais informações sobre o cartilha, podem ser encontradas na plataforma BV Resíduos.

Foto: Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjzywvn