Saúde

UBS’s de Boa Vista já atenderam mais de 40 mil pessoas nos primeiros dias de janeiro

A principal razão é o surgimento de diversos casos de síndromes gripais

Por SEMUC

18/01/2022

Neste início de ano, profissionais de saúde de Boa Vista, assim como de outras capitais brasileiras estão enfrentando mais um desafio. Além da Covid-19, o surgimento de diversos casos de síndromes gripais tem contribuído para que unidades hospitalares e básicas da cidade fiquem lotadas.

De 1º a 18 de janeiro, todas as 34 UBS’s de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos. Desse total, quase 30 mil aconteceram apenas nas 8 UBS’s de Covid-19. Quando comparado com a última semana de dezembro 2021, em que foram contabilizados 10.080 atendimentos, houve um aumento de 300%.

“A demanda tem sido cada vez maior, principalmente devido a associação de casos de síndromes gripais e de Covid-19. Queremos reforçar que a população tome todos os cuidados necessários para evitar aglomerações e lotação nas unidades, mantendo as medidas de prevenção. Só com o distanciamento e a vacina, conseguiremos vencer esse vírus”, esclarece Cinthia Brasil, superintendente de atenção básica.

Sintomas da gripe – Os mais comuns são: cansaço, febre, dores nas articulações, tosse seca ou catarro e ainda há casos de dores de ouvido e olhos irritados.

Sintomas Covid-19 – Os sintomas são similares, como febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, cansaço e falta de ar.

Medidas preventivas – As medidas de prevenção contra a gripe comum são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19: Utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar olhos e boca constantemente, evitar aglomerações e locais fechados e aderir a vacinação contra a gripe e covid-19.

A prefeitura reforça a importância da vacinação para aqueles que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Hoje, são disponibilizadas 8 UBS´s para atendimentos de casos de síndrome gripal e Covid-19 e também 22 UBS´s e dois pontos drives–thru para vacinação contra a Covid-19.