Servidor

DIA DO SERVIDOR - Quem faz Boa Vista avançar são os mais de 11 mil servidores que hoje integram o quadro municipal

Por isso, a gestão investe em melhorias salariais, capacitações e na estrutura física dos ambientes de trabalho

Por Ceiça Chaves e Wandilson Prata

28/10/2022 - Última atualização 28/10/2022

Nesta sexta-feira, 28, é comemorado o Dia do Servidor Público e a Prefeitura de Boa Vista tem muito o que comemorar. Todos os avanços que Boa Vista já passou nestes últimos anos, são reflexos de muito trabalho e dedicação dos 11,8 mil servidores que hoje integram as secretarias e órgãos municipais. Hoje a prefeitura, tem um quadro de pessoal formado por 70% de efetivos, profissionais que seguem carreira no serviço público municipal.

Por isso, nesta gestão do prefeito Arthur Henrique, foram inúmeros os benefícios garantidos para que estes profissionais trabalhem motivados a dar sempre o seu melhor no ato de “servir” o município e a população. Teve reajuste salarial de quase 20%; extensão do auxílio-transporte para todos os servidores; auxílio-refeição (R$ 400) para quem trabalha acima de seis horas ininterruptas. Hoje o servidor municipal pode converter as férias e licenças-prêmio em pecúnia.

“Tudo que fazemos dentro da nossa gestão conseguimos por causa de cada servidor municipal, que está sempre prestando serviço a nossa população com qualidade, seja na área da saúde, segurança , educação, serviços públicos e sociais. Buscamos valorizar cada vez mais nossos servidores, com capacitação, melhorias salariais e também em melhorias na estrutura física do ambiente de trabalho. Só temos a agradecer e parabenizar o trabalho que é feito com tanto carinho e atenção pelos nossos 11 mil servidores de Boa Vista”, disse o prefeito.

A guarda civil, Fernanda Rodrigues da Silva, é uma das servidoras que entrou recentemente no quadro da corporação e já passou por um treinamento para usar armamento. Sua missão no município é singular, proteger o patrimônio público e a população em geral, e a capacitação profissional possibilita ela a desempenhar seu trabalho com mais segurança.

“É importante sabermos utilizar esses armamentos, sem gerar maiores danos durante uma ação. O servidor tem sempre que estar se atualizando, com as novas tecnologias e instrumentos de trabalho que vão surgindo. Agradeço à prefeitura por aperfeiçoar nossa atuação como servidores públicos”, disse a GCM.

CONCURSO PÚBLICO - Nestes dois anos foram mais de 2 mil candidatos convocados, o que resultou na posse de 1,4 mil novos servidores para todas as áreas do município. Dos 11 concursos feitos na gestão passada, cinco deles continuam em andamento. Está em fase de planejamento novos concursos para a Guarda Civil Municipal e Educação.

MAIS BENEFÍCIOS - O servidor público tem mais de 70 convênios com diversos benefícios e serviços à sua disposição. A prefeitura aumentou o valor do auxílio fardamento para os agentes de trânsito e Guarda Civil (de R$ 800 para R$ 2.400) e para os fiscais da Emhur (de R$ 800 passa para R$ 1,6 mil) e ainda fez um reajuste na Gratificação de Serviços Voluntários (GSV) para os guardas municipais. Foi criado um novo canal de comunicação através do “Alô, Servidor” no Telegram.

As progressões e promoções dos servidores estão atualizadas e o pagamento sai sempre em dias, conforme o calendário de pagamento, ou antecipado quando necessário. Até o final da gestão, muitas novidades para o servidor ainda serão anunciadas.

Na educação, a prefeitura garantiu a flexibilização da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) para o servidor em licença remunerada; A GID entrou no cálculo dos servidores horistas. Em 2021, teve rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e pagamento de abono salarial.

E a prefeitura segue reconhecendo o esforço da classe educacional, com o Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima e o Prêmio Meritocracia, que neste ano de 2022 chega à sua 10ª e 9ª edições, respectivamente.