Saúde

OUTUBRO ROSA - UBSs reforçam campanha de prevenção do câncer de mama em Boa Vista

Ações são voltadas para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama

03/10/2022

No mês de outubro, a Prefeitura promove diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, marcando assim a Campanha “Outubro Rosa”. A programação vai envolver todas as unidades básicas de saúde (UBS)  com rodas de conversa, palestras sobre saúde da mulher, autoexame da mama, coleta de preventivo e outros serviços.

Importante lembrar que o autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias após do início da menstruação. Qualquer alteração, nódulo, retração ou coloração na pele da mama é necessário procurar uma unidade de saúde.

Confira as ações e locais durante o mês de outubro:

Doação de lenços – De 3 até o dia 31, as unidades básicas de saúde Santa Luzia (Pintolândia), Sayonara Dantas (Senador H. Campos), Senador Hélio Campos e Lupércio Lima (Pintolândia) vão arrecadar lenços que serão doados para as mulheres que passam por tratamento contra o câncer. A entrega será feita no dia 31 de outubro.

Já no dia 21, no período da manhã e tarde, essas mesmas UBSs promovem um evento para as mulheres atendidas nessas unidades e pela Academia Bem Estar Fitness, parceira da ação, com palestras, roda de conversas, preventivo, exame clínico das mamas, teste rápido, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão, vacina, corte de cabelo, auto maquiagem, massagem Quik, apresentações culturais e zumba.

Ações da UBS Aygara Motta (Cidade Satélite)

Dia 04 – Mulheres atendidas na unidade;

Dia 11 – Escola Municipal Fátima Cândido;

Dia 14 – Academia do bairro Cidade Satélite;

Dia 21 – Escola Municipal Emília Rios;

Dia 28 – Casa Mãe e Vovó Conceição.

Ações da UBS Dr. Hélio Macedo (Jardim Caranã)

Dia 21 – Para as usuárias e convidadas da unidade

Ações da UBS Dra Fanir Oliveira (Jardim Floresta)

Dias 3, 9, 26 e 31 – para as usuárias e convidadas da unidade