Saúde

COVID-19 - Prefeitura inicia vacinação em bebês com comorbidades e imunossuprimidos em Boa Vista

24/11/2022

Na capital da Primeira Infância, a seleção infantil entrou em campo nesta quinta-feira, 24, na partida contra a Covid-19. Pais e responsáveis pelas crianças de seis meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades e imunossuprimidos estão convocados para levarem os pequenos para se vacinarem nas unidades de saúde (veja mais abaixo).

A avó da Maria Helena Vieira, a técnica de enfermagem Elenilza Vieira não perdeu o tempo da chamada e levou a netinha logo cedo na UBS Buritis.

“Ela está com algumas vacinas atrasadas, mas priorizamos essa contra a Covid-19 e já agendamos as demais para daqui a alguns dias. É muito importante manter o cartão atualizado, com todas as vacinas, para protegê-la das doenças, principalmente agora com o surgimento de novos casos”, ressaltou.

Para completar o esquema vacinal dos bebês é necessária a aplicação de três doses com intervalos de quatro semanas da Dose-1 para Dose-2 e oito semanas da Dose-2 para a Dose-3.

“Nesse primeiro momento estamos vacinando esse público-alvo, que é elencado pelo Ministério da Saúde, crianças com alguma comorbidade. As demais crianças sem comorbidades, nós aguardamos a orientação do Ministério. A ampliação da vacinação é para cuidar das nossas crianças, evitar doenças e superlotações em unidades de saúde e hospitais. É importante que pais e responsáveis busquem vacinar os filhos, principalmente nesse momento de aumento de casos da Covid-19”, reforça a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras Marques Paiva.

A prefeitura disponibiliza 8 unidades básicas de saúde com as doses da vacina para os bebês de seis meses a dois anos de idade, com horários específicos. Importante lembrar que nos dias de jogos da seleção brasileira, as unidades funcionarão em horários diferenciados, que serão divulgados na imprensa e canais de comunicação da PMBV.

Fotos: Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjAgyYp