Saúde

COVID-19 - Uso de máscaras continua obrigatório nas unidades básicas de saúde de Boa Vista

Medida também envolve o uso do item em hospitais, clínicas, drogarias e farmácias

Por Sandra de Andrade

30/11/2022 - Última atualização 30/11/2022

O decreto nº 31/E, de 5 de abril deste ano, continua em vigor. Sendo assim, o uso de máscaras faciais, como medida de prevenção contra a Covid-19, continua obrigatório nas Unidades Básicas de Saúde em Boa Vista, assim como em hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios, farmácias e drogarias.

O uso do item de segurança também é obrigatório no transporte público e veículos por aplicativo. No âmbito individual, é recomendado o uso de máscaras por pessoas que apresentem sintomas gripais; casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 ou contatos de casos suspeitos ou confirmados; e pessoas com fatores de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Cuidados mantidos – Importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Boa Vista ultrapassa os 56% de pessoas com o esquema vacinal completo contra a covid-19, mas é preciso que a população continue indo às Unidades Básicas de Saúde para completar o esquema vacinal.

“A vacina é a principal forma de redução do risco de agravamento e óbitos por covid-19. E Boa Vista tem vacina disponível para todos a partir de 6 meses a 2 anos de idade, com comorbidades, e também para todos a partir 3 anos de idade”, esclareceu a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula dos Santos Merval.

________

Foto: Semuc