Esportes

DE CRIANÇAS A IDOSOS - Com atividades gratuitas na Vila Olímpica, projetos esportivos transformam a vida de milhares de pessoas

Considerados referência em todo o Estado de Roraima, os projetos contribuem para uma rotina longe do sedentarismo, proporcionando saúde, bem-estar e transformando vidas

Por Marcus Miranda

22/11/2022 - Última atualização 22/11/2022

Além de ser símbolo de saúde e qualidade de vida, o esporte é uma importante ferramenta de transformação social. Sabendo disso, a Prefeitura de Boa Vista investe, de forma considerável, no desenvolvimento de ações e projetos que mudam, para melhor, a vida das pessoas.

Atualmente, mais de 1.200 pessoas são atendidas gratuitamente em dois projetos desenvolvidos na Vila Olímpica Roberto Marinho: O ‘Centro de Iniciação Esportiva (CIEP)’, antiga Escolinha de Esportes, que contempla 993 crianças e adolescentes em 13 modalidades esportivas e o ‘Qualidade de Vida’, atendendo 269 pessoas acima dos 18 anos, em cinco modalidades.

O casal Elma Amaral e Raimundo Nonato incentiva um ao outro a praticar esportes

CASAL FITNESS - Elma Amaral, de 52 anos e Raimundo Nonato, de 57 participam do ‘Qualidade de Vida’ na modalidade natação. Ele destacou os benefícios das atividades para a saúde e afirmou que a esposa foi quem o convenceu a ingressar no projeto.

“Depois de ter começado a me exercitar, a convite da minha esposa, tudo melhorou. Iniciei com atletismo e agora estou na natação. É muito bom que a gente sai de casa e também foge do sedentarismo”, explicou.

Elma contou que começou a se exercitar no programa Academia Aberta, polo Vila Olímpica. Após isso fez atletismo e se manteve na natação. “É um projeto ótimo, que incentiva quem está em casa parado, a mudar de vida. Convenci meu marido, pois ele tinha muitas dores na coluna e na lombar e agora ele está bem melhor”.

Os treinos funcionais também estão entre as atividades esportivas oferecidas gratuitamente

Além da natação, no ‘Qualidade de Vida’ são oferecidas as modalidades de vôlei, jiu-jitsu, natação, futsal e funcional. O objetivo é proporcionar melhoria na qualidade de vida da pessoa adulta através de atividades físicas, que contribuem para o fim do sedentarismo e proporcionam interação social.

CIEP – Quem lembra da Escolinha de Esportes da Vila Olímpica? Também criado em 2013, o projeto passou por uma reformulação no final de 2021, passando a se chamar Centro de Iniciação Esportiva (CIEP). A mudança ocorreu por conta de política pedagógica aplicada aos alunos, que passou a ter como foco a formação de atletas de alto rendimento.

"Tenho o sonho de ser jogadora profissional e tenho certeza que vou conseguir”, disse Maria Vitória, de 9 anos

A jovem Maria Vitória, de 9 anos, que participa da modalidade futebol society, já faz planos para o futuro no esporte. “Meu irmão antes fazia, aí vim pra cá, comecei a treinar e gostei muito. Fiz muitos amigos também. Tenho o sonho de ser jogadora profissional e tenho certeza que vou conseguir”, revelou.

A ginástica rítmica é uma das modalidades disponíveis no CIEP

Já no CIEP são oferecidas as seguintes modalidades: atletismo, basquete, futebol misto, futsal misto, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, recreação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Caio Trajano e Davi Ferreira, alunos do CIEP, foram destaque e receberam medalhas em um dos maiores eventos de jiu-jitsu do país

MEDALHISTAS – Falando em profissionalização no esporte, o CIEP é uma verdadeira fábrica de descobertas e desenvolvimento de talentos. Exemplos disso são os atletas Caio Trajano, de 10 anos, e Davi Ferreira, de 14. Este ano, os dois foram destaque no maior campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), que aconteceu em Barueri, São Paulo.

Ao conquistar a medalha de ouro, Caio Trajano, consagrou-se bicampeão brasileiro representando a Vila Olímpica e o atleta Davi Ferreira conquistou a medalha de bronze.

COMO INGRESSAR? - A partir do dia 30 deste mês, ambos os projetos entram em recesso, com retorno previsto somente para fevereiro. Todo mês de janeiro a Prefeitura inicia o processo de renovação e novas matrículas, com data a ser definida. O mesmo acontece no meio do ano.

Todas as modalidades esportivas desenvolvidas por meio dos projetos são acompanhadas por educadores físicos, devidamente qualificados para garantir a efetividade das atividades, assim como a segurança dos praticantes.

FOTOS: https://flic.kr/s/aHBqjAgchT