Servidor

Emhur completa 31 anos com avanços na regularização fundiária e na mobilidade urbana

Desde 2013, a Emhur emitiu mais de 4,6 mil títulos definitivos, garantindo segurança jurídica para o cidadão

Por Isaque Santiago

07/11/2022

Nesta segunda-feira, 7, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur) completa 31 anos de fundação. Em comemoração à data, os servidores se reuniram em um café da manhã na sede da Empresa, na avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Servidora da Emhur há quase 10 anos, Keyliane Ferreira, falou da emoção de poder celebrar a data. “Tive a oportunidade de colaborar nas três diretorias que fazem parte da estrutura da Emhur, conheço de tudo um pouco. É gratificante ver a diferença que nosso trabalho faz na cidade de Boa Vista”, declarou a servidora.

Criada pela Lei nº 245, a Emhur tem como objetivo auxiliar o município na execução de políticas voltadas à promoção do bem-estar social, nos eixos de mobilidade urbana e ordenamento territorial.

“Ao longo destes 31 anos, a Emhur tem colaborado significativamente para o desenvolvimento urbano e territorial de Boa Vista, seja com a entrega de títulos urbanos definitivos, na melhoria da qualidade do transporte público e dentre outras atribuições que são de competência da Empresa. Um importante trabalho que colabora para o desenvolvimento da nossa querida Boa Vista”, declarou o prefeito Arthur Henrique.

O trabalho da Emhur na área de ordenamento territorial é coordenado pela Diretoria de Operações (Dirop), que para garantir a organização do tecido urbano, atua, entre outras atribuições, na regulação da utilização do passeio público de forma racional e coletiva e executa diversas outras ações voltadas a orientar o desenvolvimento da cidade para um crescimento de forma responsável, equilibrada e que proporcione qualidade de vida à população

Este setor é o responsável pela regularização fundiária urbana. Desde 2013, foram emitidos mais de 4,6 mil títulos definitivos divididos em duas modalidades: interesse social e interesse específico. Entre os anos de 2013 e 2020 foram emitidos 4.090 títulos, sendo 3.281 de interesse social.

Na gestão do prefeito Arthur Henrique, até o momento, foram emitidos 553 títulos definitivos, sendo 480 de interesse social. “Uma das preocupações do prefeito é que possamos atender o máximo de famílias com os títulos de interesse social. O documento é concedido para população de baixa renda, sem custo algum para o cidadão, que passa a ter segurança jurídica que é dono de fato de direito do lugar onde vive”, declarou o presidente da Emhur, Sérgio Pillon.

O trabalho da Emhur na área de ordenamento territorial não se resume apenas à emissão de títulos. Em 2022 foi lançada a campanha “Fuja do golpe imobiliário”, em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, com objetivo de orientar a população na hora de realizar o sonho da casa própria.

“Nós orientamos para que as pessoas procurem corretores credenciados na hora de comprar um imóvel. Isso porque um dos problemas mais comuns é quanto a tentativa de venda de áreas públicas, loteamentos irregulares e áreas invadidas”, explicou o presidente da Emhur.

Mobilidade Urbana

A Emhur conta com a Diretoria de Mobilidade Urbana que é responsável por executar todas as medidas direcionadas a melhoria na qualidade do deslocamento das pessoas na cidade, atuando no modal de transporte público, devendo, inclusive, coibir as atividades que representem qualquer diminuição da premissa básica de uma cidade a serviço da cidadania.

A diretoria vem buscando de forma contínua maior eficiência no serviço de transporte público e a melhorias na acessibilidade e mobilidade das pessoas. Conforme dados do Observatório Municipal de Boa Vista, diariamente, aproximadamente 16 mil pessoas utilizam ônibus

para se locomover na capital. Em 2017, a Prefeitura iniciou um trabalho de modernização dos abrigos de ônibus. Hoje, quem utiliza o transporte público conta com 675 abrigos modernos e confortáveis, sendo 75 climatizados.

Outra facilidade proporcionada aos usuários do transporte público é a possibilidade de verificar todos os abrigos, rotas e horários das 18 linhas de ônibus no site da Prefeitura, facilitando o planejamento dos horários de quem utiliza o serviço.

O transporte público não é a única alternativa de locomoção em Boa Vista. A capital se destaca por se tornar cada vez mais uma cidade inclusiva, que garante espaço para todos no trânsito. Com a construção de mais de 40 km de ciclovia, as pessoas que utilizam esse espaço para ir ao trabalho, para passear pela cidade e para prática de esporte passaram a ter mais segurança no trânsito.

Valorização do servidor

Para que todo o trabalho da Emhur seja executado, a empresa conta com 118 servidores, divididos em três diretorias: Diretoria de Mobilidade Urbana (DMU), Diretoria de Operações (Dirop) e Diretoria de Planejamento Administrativo e Financeiro (DPAF). Atualmente, uma comissão trabalha na construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), documento que garante oportunidades e perspectivas de progresso funcional.

Em julho deste ano, o prefeito Arthur Henrique anunciou um reajuste de 100% no auxílio fardamento dos agentes e fiscais. O valor que antes era de R$ 800,00 passou para R$ 1,6 mil.

“Além da valorização do servidor por meio da construção do PCCR, reajuste de auxílios, nós também promovemos ações voltadas para o bem-estar de nossos colaboradores, com palestras, atividades recreativas, entre outras ações que executamos ao longo do ano. Para que possamos prestar um serviço de qualidade para a população, temos que ter servidores valorizados e que trabalhem motivados”, pontuou Pillon.