Festival Esportivo reúne cerca de 300 alunos das escolas do campo de Boa Vista

A 3ª edição do Festival de Esporte das Escolas do Campo integra os alunos das escolas Aureliano Soares, Maria de Lourdes, Leila Maria da Silveira, José Davi Feitosa e Balduíno Wottrich

Por Ceiça Chaves

30/11/2022

Cerca de 300 alunos entraram em campo nesta quarta-feira, 30, empolgados para dois dias de disputas acirradas durante a 3ª edição do Festival de Esporte das Escolas do Campo da rede municipal de ensino. O evento está acontecendo na Escola Municipal Balduíno Wottrich, região do Monte Cristo, com a participação das escolas do campo Aureliano Soares (Truaru), Maria de Lourdes (Vila Passarão), Leila Maria da Silveira (Murupu – Santa Fé), José Davi Feitosa (Murupu).

O tema “Um Tesouro Escondido nas Escolas do Campo” já é tradicional desde a primeira edição (2019). Nesta quarta-feira, 30, participam os alunos de 1º e 2º Ano nas modalidades de cabo de guerra, estafeta e chute ao gol. Ao final de todas as rodadas será a premiação dos atletas vencedores desta primeira etapa.

O pequeno Ícaro Levi, de 9 anos, veio da Leila Maria para competir na estafeta e no cabo de guerra. “Estou preparado para competir nessas modalidades. Eu vim para ganhar e quero subir no pódio. Eu treinei bastante nas aulas de educação física, em casa também com a ajuda da minha irmã, que é bastante rápida e habilidosa”, disse.

Na quinta-feira, 1º, será a vez dos alunos de 3º a 5º ano disputarem nas modalidades de queimada, mini futsal e arremesso basquete. Os vencedores também serão premiados com troféu e todos os participantes ganham medalhas. Quem já está se aquecendo para entrar em campo no segundo dia é a aluna Maria Clara, 9 anos, da Escola Maria de Lourdes. Já é participante veterana desde a primeira edição.

“Estou bem empolgada porque vou participar do futsal amanhã. Tomara que eu ganhe para levar o troféu para a minha escola. Participo do evento desde que eu estudava no 1º Ano e é sempre uma alegria”, disse a menina.

Todas essas modalidades estão dentro do planejamento das aulas de educação física das escolas. São momentos ímpares que proporcionam aprendizado com as práticas esportivas, a socialização entre os alunos das áreas rurais de Boa Vista. São atividades que sempre respeitam a cultura e a tradição de cada comunidade.

“É mais um evento da educação para fecharmos o ano letivo com chave de ouro, dentre muitos que já fizemos. O festival já está no nosso calendário. Quero na oportunidade parabenizar os profissionais que trabalharam de uma forma incrível este ano. Encerramos o ano no dia 20 de dezembro, mas comemorando todos os feitos realizados”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo Sales.

Outros eventos – O Festival das Escolas do Campo foi um dos primeiros eventos esportivos da rede municipal. A 1ª edição aconteceu em 2019, 2020 teve uma pausa devido a pandemia e em 2021 retornou. Este ano, a prefeitura inovou também promovendo as primeiras edições dos Jogos da Escolas Indígenas e dos Jogos Escolares da rede municipal com a participação dos alunos das escolas urbanas. Além disso, a 5ª edição do Festival de Xadrez também foi um sucesso este ano.

FOTOS: Welika Matos – https://flic.kr/s/aHBqjAhmsr