Educação

“GENINHOS” - Alunos de Boa Vista mostram todas suas habilidades de raciocínio em Festival de Xadrez

Evento chega à sua 5ª edição e envolve mais de 80 alunos, de 40 escolas do município.

Por Fábio Cavalcante

22/11/2022

Genialidade, capacidade de raciocínio e concentração são alguns dos elementos presentes entre os 80 alunos competidores do 5º Festival de Xadrez Escolar, que teve início nesta terça-feira, 22, na Escola Municipal Maria Teresa Maciel. As competições vão até esta quarta-feira, 23, e envolvem cerca de 40 escolas da rede municipal de ensino.

Os competidores são alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que precisam mostrar todas as suas habilidades estratégicas, uma vez que o jogo envolve paciência, raciocínio lógico, estratégia, a tranquilidade e a confiança. Este é um desafio que Victor Gabriel Barros, de dez anos, está disposto a enfrentar. Ser um grande enxadrista e vencer torneios representa um sonho que ele tem desde os quatro anos.

“Foi com essa idade que comecei a me interessar pelo xadrez. Sempre quis participar de competições. E aí fui treinando, treinando e aprendi bastante. No início foi bastante difícil, mas fui aprendendo as técnicas, as estratégias e hoje estou melhor. O xadrez me estimula a ter mais calma, a não ficar tão ansioso. Me ajudou muito a agir sob pressão”, disse o menino que estuda na Escola Maria Teresa Maciel.

Melina e Victor Gabriel, da Escola Maria Teresa Maciel, estão na disputa

Companheira de Victor no festival, disputando na categoria Feminina, a jovem Melina Andrade, também com dez anos, se declara preparada para enfrentar seus adversários e vencer. “Pratico o xadrez desde os oito anos. Minha professora quem me influenciou. Quero aprender mais e participar de mais campeonatos porque gosto muito”, disse.

Em Boa Vista, o xadrez é uma atividade fundamental dentro das aulas de Educação Física. Para se prepararem para esta importante competição, as escolas elaboram projetos de Xadrez para selecionar os alunos para o festival. Esta iniciativa incentiva a prática frequente desta modalidade na escola com apoio das famílias.

“Algumas escolas já desenvolvem projetos relacionados a esse tema e é importantíssimo a gente trabalhar, pois traz diversos benefícios. Melhora a concentração, aprende-se regras de disciplina, paciência, o sentimento de ganhar e perder que temos na vida e a criança precisa aprender. Então, é algo que gera um grande benefício à vida e é um legado que fica na vida dessas crianças”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo Sales.

"Quero aprender mais e participar de mais campeonatos de xadrez porque gosto muito”, disse Melina