Assistência Social

PATERNIDADE - Oficina para servidores destaca a importância do pai em todas as fases de desenvolvimento da criança

Estão participando da formação, 300 servidores municipais que atuam nas áreas da saúde, educação e social

Por Edson Ribeiro

30/11/2022 - Última atualização 01/12/2022

Com o objetivo de multiplicar a ideia sobre a participação masculina no âmbito familiar e na fase mais importante da vida, que é a primeira infância, a Prefeitura de Boa Vista está promovendo três dias de oficina para os servidores com o tema Paternidade e Cuidado. O palestrante é Luciano Ramos, um dos diretores da Promundo, instituição que promove o Programa P, com reconhecimento nacional e no âmbito de toda a América Latina.

O evento teve início nessa terça-feira, 29, e vai até quinta-feira, 1º. É uma parceria da prefeitura com a Fundação Bernard Van Leer e a AVSI Brasil, como parte da campanha “Paternidade Boa”, instituída em agosto de 2021. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, esteve presente no segundo dia de oficina e destacou a importância da formação para a rotina de trabalho destes servidores que atuam diretamente no desenvolvimento da primeira infância em Boa Vista.

A proposta da oficina é multiplicar a ideia sobre a participação masculina no âmbito familiar, principalmente na primeira infância

“Este treinamento veio para fortalecer a participação do pai nos cuidados com as crianças e com os filhos. Queremos estreitar os vínculos paterno dentro da família como um todo, não só com as crianças, mas com a família toda. Tenho certeza que ações como esta que estamos fazendo vai contribuir muito com o vínculo familiar e ajudar na diminuição da violência contra as mulheres e crianças”, declarou.

Luciano Ramos, é reconhecido nacionalmente e também em toda a América Latina, atua engajando homens a se envolverem desde a gravidez até o final da primeira infância de seus filhos. Para ele, o processo de formação dos profissionais é para que eles desenvolvam trabalhos relacionados à paternidade valorizando a figura paterna.

O evento contou com o palestrante Luciano Ramos, um dos diretores da Promundo que abordou sobre o tema com os servidores

“Na prática os profissionais, tendem a olhar muito a figura materna e não percebem que a figura paterna é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Então estamos trabalhando novos paradigmas com o olhar específico relacionado à paternidade na busca do desenvolvimento pleno da 1ª infância”, destacou Luciano.

PARCERIA

Desde 2013, com a criação do Programa Família que Acolhe, a prefeitura e grandes parceiros vem implementando ações, projetos e programas para fortalecer ainda a rede de atendimento e desenvolvimento das crianças da capital. A Promundo é mais uma destas parcerias de sucesso que vai contribuir com a promoção do pai em todas as fases da primeira infância.

Fotos: Jonathas Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjAhkSf