Saúde

PRF-RR doa brinquedos e livros para crianças internadas no Hospital Santo Antônio

Ação faz parte da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” que acontece em todo país

Por Jéssica Costa

24/11/2022 - Última atualização 24/11/2022

Tem coisa melhor do que começar o dia ganhando presente? Ainda mais se for ao som de clássicos infantis como “Cai, cai, balão” e “Galinha Pintadinha”. Nesta quinta-feira, 24, as crianças internadas nos Blocos F, G, H e I do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) receberam não só brinquedos e livros, mas também muito carinho.

Para as crianças internadas, o momento foi muito especial 

Foi uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, que acontece em todo o Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro). A distribuição acontece desde 2014, mas teve uma pausa nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19.

De acordo com o PRF Isaías Magalhães, essa é uma ação que geralmente é feita em parceria com hospitais que tratam câncer infantil. “Apesar de Roraima não ter um hospital específico, nós temos o Hospital da Criança, com muitas crianças debilitadas internadas. Por isso, estamos fazendo a entrega de brinquedos e livros, além de trazer música. As crianças gostam muito dos policiais, em especial da PRF”, contou.

PRF também levou música e muita alegria

Isaías disse ainda que outras instituições souberam da ação e quiseram participar, mas não havia estrutura para atender a todos. Isso porque todos os brinquedos doados são fruto de uma campanha de arrecadação que se iniciou nas redes sociais.

“Conseguimos mais de 100 brinquedos, só de doações da sociedade e algumas instituições. Eles vão para as mãos de crianças que estão internadas e, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade. Esses brinquedos acabam fazendo toda a diferença”, ressaltou.

Alegria que emociona

A Maria José Sobral é enfermeira do HCSA há 22 anos e ficou tão emocionada com a ação que até chorou. “Em todos esses anos, nunca vivenciei um momento como esse. Fico muito feliz em ver que os policiais tiraram um tempo para vir até aqui. O dia já começou com alegria e até o nosso trabalho flui melhor. É um momento de felicidade e descontração para todos, para as crianças e para os servidores”, destacou.

Para a diretora-geral do HCSA, Francinete Rodrigues, esse foi um momento muito especial. “Recebemos com alegria a proposta da PRF e desejamos que essa parceria se perpetue. A gente sabe que o ambiente hospitalar é um local que muitas vezes é difícil de estar. Mas hoje, essa visita fez muitas crianças felizes”.

Mãe ficou grata pelo presente que a filha recebeu 

Tamara Machado, mãe do Pedro Miguel de 8 anos, acompanha o filho que está internado há uma semana. “Desde que chegamos aqui no HCSA, fomos bem recebidos. A cirurgia foi rápida e a recuperação tem sido boa. Nessa idade as crianças são mais ativas e ele acaba ficando triste por estar o tempo todo em uma cama. Mas, hoje, foi diferente. O dia começou com alegria e melhorou até o ânimo”, disse.

O mesmo sentimento teve Suelani Sousa Nascimento. Ela mora em Mucajaí, mas deve passar um período no HCSA acompanhando o filho que passou por uma recente cirurgia na barriga. “Começar o dia com esse clima animado fez toda a diferença. Assim que viu os policiais entrando pela porta, cantando e tocando, meu filho ficou muito feliz”, contou.

____________________

Fotos: Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAgxRP