Saúde

SAME - Saiba como funciona o serviço de agendamento de consultas ambulatoriais do Hospital da Criança

Confira quais especialidades são marcadas nas UBSs e no balcão de atendimento do HCSA

Por Jéssica Costa

29/11/2022 - Última atualização 29/11/2022

Você sabe o que é o SAME? O Serviço de Atendimento Médico e Estatística é um setor que fica dentro do Hospital da Criança Santo Antônio e é o local onde as consultas ambulatoriais das crianças são agendadas. É o SAME que cuida da gestão dos prontuários da unidade e do gerenciamento das agendas dos médicos.

Atualmente, o ambulatório do HCSA conta com mais de 90 profissionais divididos em 34 especialidades, com uma média de 3.177 consultas ofertadas no mês. Do início de 2022 até a segunda quinzena de novembro, o SAME foi responsável por marcar 38.588 consultas especializadas.

Rayza Maia é mãe do Benjamin de apenas um mês. Com 29 dias após o nascimento do bebê, ela foi encaminhada ao HCSA para iniciar o tratamento do filho. Isso porque ainda na gravidez, ela descobriu que o pequeno nasceria com Pé Torto Congênito (PTC). Após a primeira consulta, Rayza passou pelo SAME para agendar as consultas de retorno com um ortopedista.

Rayza fez todo o pré-natal na rede municipal e, após a confirmação do diagnóstico através de uma ultrassonografia morfológica, recebeu da equipe toda a orientação e direcionamento. “Tive um acompanhamento que seguiu até o parto. Foi muito importante ter descoberto ainda na gravidez, porque assim eu pude estudar a situação e me preparar para isso. Até encaminhamento para psicólogo eu recebi”, disse.

Como são feitos os agendamentos

A primeira consulta de algumas especialidades é agendada apenas nas Unidades Básica de Saúde, como por exemplo: Bucomaxilo, Cardiologia, Dermatologia, Infectologia, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia. As UBSs recebem uma cota de vagas mensalmente.

Segundo Márcia Rosângela Sobral Guedes, coordenadora do SAME, essa alteração nos agendamentos é para atender os moradores mais próximos de suas casas. “Pensamos em uma forma de proporcionar maior comodidade visto que, em algumas situações, o usuário não precise se deslocar até o HCSA para agendar um atendimento. Isso facilita a vida de todos”, destacou.

Outras consultas são agendadas direto no balcão do SAME. Mas, a ideia é que, futuramente, todas as especialidades atendidas na unidade hospitalar também possam ser marcadas nas UBSs. O balcão de atendimento do SAME funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Confira as especialidades agendadas no balcão do SAME

·Alergista

·Anestesiologista

·Cirurgia de Cabeça e Pescoço

·Cirurgia Torácica

·Cirurgia Vascular

·Cirurgia Geral

·Cirurgia Pediátrica

·Endocrinologista

·Hematologista

·Nefrologista

·Neurocirurgia

·Neurologista

·Nutricionista

·Nutróloga

·Oftalmologista

·Pediatria Neonatal/Teste do Pezinho

·Psiquiatria

·Reumatologista

·NARFIS (Equipe multidisciplinar do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina)

____________________

Fotos: Andrezza Mariot - https://bit.ly/3OJlIGu