Saúde

SAÚDE MENTAL - Prefeitura cria manual para nortear as práticas de atendimento psicossocial em Roraima

O manual, lançado na última sexta-feira, 25, será uma referência para todo o estado

Por Sandra de Andrade

28/11/2022 - Última atualização 30/11/2022

Com a elaboração do primeiro Manual da Rede de Atenção Psicossocial de Roraima, a Prefeitura de Boa Vista cria um importante documento que vai nortear as ações dos profissionais em saúde mental, tanto da capital quanto das equipes de estratégia de outros municípios. O manual foi lançado na última sexta-feira, 25, em cerimônia na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

Este é o primeiro documento desta Linha de Cuidados que vai fornecer subsídios para que a Atenção Primária à Saúde (APS) possa realizar ações de prevenção de agravos, de tratamento e de promoção de saúde mental. A ideia é fornecer informações para a identificação precoce do transtorno mental com a finalidade de instituir o tratamento oportuno.

Segundo a secretária municipal de Saúde, é a primeira vez que um município de Roraima estuda a rede de assistência à saúde mental, observa suas necessidades e traz a forma de orientação e prevenção tanto para os profissionais da saúde quanto para o paciente. “A saúde municipal sempre foi uma preocupação e compromisso na gestão do prefeito Arthur Henrique. E com a saúde mental não é diferente. A capital Boa Vista lança esse manual que se torna um trabalho de referência em nosso estado”, declarou.

O manual foi lançado na última sexta-feira, 25, e vai nortear as ações dos profissionais em saúde mental

Para o superintendente da Atenção Especializada, Alan Freitas da Rocha, além dos profissionais da capital e do interior do estado, o Manual também servirá para o acadêmico. “Hoje as academias formam sem este olhar especial para a saúde mental, então as universidades locais podem utilizar esse guia e trabalhar durante a formação acadêmica”, disse.

Elaboração – Participaram da elaboração do manual os servidores municipais Eldon Mendes de Souza, psicólogo; Elizabeth Josefina Guadarismo Salas, médica; Enmily Feitosa Oliveira, enfermeira; Fabiana Mendonça da Silva Santos, enfermeira; Laniê Fontes Sousa, psicóloga; e Maria Vauliam Ferreira de Brito, médica, com a parceria de profissionais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e CAPS-III.

Neste primeiro momento foram impressos 100 exemplares. A versão impressa foi disponibilizada em todas as UBSs de Boa Vista e a digital ficará disponível no site da PMBV. Emily Feitosa Oliveira, enfermeira da Estratégia Saúde da Família e Comunidade fez parte da equipe de elaboração e está orgulhosa pelo lançamento do Manual.

Secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos afirma que esse manual se torna um trabalho de referência em Roraima

“O Manual veio com o objetivo de modificar o nosso olhar com relação a saúde mental, desmistifica que a saúde mental é um papel específico do psicólogo e do psiquiatra, pois ela é responsabilidade de todos como médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e agente de saúde. Ele traz dicas, formulações de como encaminhar o paciente dentro da rede e faz com que a equipe realmente tenha condições de fazer com que o paciente seja bem tratado e bem diagnosticado.”

Saúde mental municipal – A prefeitura disponibiliza hoje, 16 UBSs, como porta de entrada para iniciar o tratamento da pessoa que apresenta alguma questão relacionada à saúde mental. As unidades oferecem acolhimento psicológico, psicoterapia breve, atividades de grupos terapêuticos, oficinas de autocuidado com os servidores e a primeira avaliação e sensibilização relativa ao tratamento.

Atendimentos – De janeiro até o momento foram feitos 7.965 atendimentos nas 16 UBSs, que oferecem o serviço psicológico em saúde mental. Já no CAPS II, de responsabilidade da prefeitura, os atendimentos já ultrapassam 2 mil procedimentos, entre eles atendimento psiquiátrico, psicológico e oficinas terapêuticas.

Foto: Léo Costa – https://bit.ly/3F3bzkU