Agricultura e Pecuária

SERRA DA MOÇA - Agricultura familiar indígena de Boa Vista inicia colheita do Milho nas comunidades

Produtores receberam pela primeira vez a ajuda de uma colheitadeira, fruto de parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada

Por Wandilson Prata

24/11/2022 - Última atualização 24/11/2022

Produtores da comunidade indígena Serra da Moça fizeram a colheita de 35 toneladas de milho nesta semana, que pela primeira vez ocorreu de forma mecanizada, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e em parceria com a iniciativa privada. Por meio de uma colheitadeira autopropelida, foi retirado o milho seco, plantado no mês de julho, proveniente dos oito hectares da cultura de inverno.

O processo de colheita de milho, além de oito hectares plantados na área coletiva, também contemplou outros dois hectares na associação da comunidade, composta por 20 associados.

“Fizemos essa parceria com a iniciativa privada para colheita mecanizada com a finalidade de otimizar o processo nas comunidades indígenas. Essa máquina facilita o processo de colheita do milho, pois, tem grande capacidade de trabalho, finalizando o processo em poucas horas. A nossa proposta é continuar apoiando esse trabalho e beneficiando ainda mais a agricultura familiar”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Dos oito hectares plantados, a comunicade conseguiu colher 35 toneladas de milho por meio de uma colheitadeira autopropelida

O cultivo de milho conta com insumos da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) desde 2018, com o plantio de inverno em 17 comunidades indígenas do município. A colheita contribui para o sustento de muitas famílias, através da comercialização e todo o dinheiro é dividido entre os produtores de cada comunidade.

Com a colheita feita de forma mecanizada, os produtores da comunidade Serra da Moça precisaram apenas ensacar o produto. O produtor rural, Tiago Duarte, agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura. “É um privilégio para nós que antes passávamos cerca de 10 dias colhendo o milho na mão e agora com a ajuda da tecnologia, esse processo ficou bem mais rápido e dura cerca de três horas”, disse o produtor.

O produtor rural Félix Sousa tem a expectativa de aumentar a safra de milho para 2023

Félix Sousa Mateus, também produtor rural, destacou o incentivo dado pelo município. “Esse trabalho que a prefeitura vem fazendo para nós produtores é muito bom e sem esse incentivo, não tínhamos como fazer essa lavoura de milho que hoje está com oito hectares. Nossa meta é aumentar essa safra para 2023”, afirmou.

Projeto Culturas de inverno nas comunidades – A cultura principal é o milho que pode ser colhido tanto verde, para produção de diversos alimentos, quanto seco, que é destinado para a alimentação humana e de animais. Outras culturas também são destaque como o feijão caupi, a mandioca e macaxeira que também contribuem para melhorar a alimentação e geração de renda dentro das comunidades.

____________________

Fotos: