Cultura

CICLO DAS QUINTAS - Com obras de Rossini, IBVM apresenta último concerto de 2022

02/12/2022

Este ano de 2022 foi bastante proveitoso para a cultura local, especialmente na área da música. E para os integrantes do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), apresentar no Teatro Municipal o último Ciclo das Quintas com um concerto especial com obras de Gioacchino Rossini, Edward Elgar, Piotr Tchaikovsy, entre outros, é encerrar o ano em grande estilo.

O concerto foi mais uma parceria com a Universidade Federal de Roraima, que nesta ocasião enviou o acadêmico de Música, Rubens Alves, como solista. Entre as obras apresentadas, destacam-se: Pomp and Circumstance (Elgar); Meditação de Thais (Jules Massenet); Overture Willian Tell (Rossini); Overture Romeu e Julieta (Tchaikovsky) e Dance Bacchanale (Camile Saint- Saëns).

Para o diretor-artístico do IBVM, Beany Cabrera, através do “Ciclo das Quintas”, o instituto pode mostrar com seus corpos artísticos – como as bandas Municipal, Realce, Bigband e a Orquestra Sinfônica – uma verdadeira diversidade musical, desenvolvida desde o repertório popular, regional, nacional e internacional.

Ao longo desse ano, foram apresentados concertos temáticos com obras de grandes compositores eruditos, como Beethoven, Sibelius, Rossini, Tchaikovsky. Porém, também foram promovidos especiais como Jovem Guarda, Roberto Carlos, Roupa Nova, Clássicos do Rock, entre outros.

“Para 2023, o IBVM já está com alguns projetos para desenvolver, não somente dentro do Teatro, mas para levar música a todos os cantos de Roraima, oferecendo também concertos didáticos à população e assim poder democratizar a música em todo o Estado. E, principalmente, seguir com nossa missão de promover a transformação social, através da música”, destacou Beany.

O IBVM atende mais de 800 crianças e adolescentes em seus vários segmentos, como Musicalização Infantil, Coral Infantil, Flauta Doce, Orquestra de Violões, Banda Juvenil e Orquestra Sinfônica infantojuvenil, levando o ensino de música a toda a cidade nos bairros mais afastados do centro da cidade também.

Alguns momentos deste último concerto: