Transporte Urbano

Google Maps passa a disponibilizar horários e itinerários de ônibus em Boa Vista

A ferramenta auxilia o cidadão a planejar a viagem antes mesmo de sair de casa

Por Isaque Santiago

22/12/2022 - Última atualização 12/07/2023

Os usuários do transporte público coletivo em Boa Vista ganharam mais um recurso para auxiliar na locomoção dentro da cidade. A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Google Transit, passou a disponibilizar online, os itinerários e horários de chegada e partida dos ônibus, bem a localização dos abrigos no aplicativo Google Maps.

A novidade auxilia o passageiro a planejar a viagem no transporte público com informações sobre linhas, rotas e quantidade de paradas. Utilizar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão boa-vistense é uma das metas da gestão do prefeito Arthur Henrique.

“Com isso o cidadão poderá ter uma previsão dos horários em que os ônibus chegarão em determinado abrigo. Antes mesmo de sair de casa, o cidadão terá uma previsão de que horas cada ônibus vai passar na parada mais próxima. Os recursos, do Google Transit, podem ser acessados tanto pelo celular, quanto pelo computador”, explicou o prefeito Arthur Henrique.

Todo esse trabalho foi feito pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional [Emhur], em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital [SMTI] que disponibilizou ao Google os dados estáticos, locais e detalhes dos abrigos de ônibus, linhas e trajetos do transporte público.

“Toda a equipe se empenhou em um trabalho de georreferenciamento de todos os abrigos, informamos quantas linhas operam em Boa Vista e quantos ônibus circulam pela cidade”, disse o prefeito.

Como usar?

Para utilizar a novidade, basta o cidadão acessar o Google Maps pelo celular ou computador, e selecionar a opção transporte público. Ao inserir o destino, com ponto de partida e chegada, a ferramenta irá mostrar os abrigos mais próximos e o horário que os ônibus que atendem a localidade irão passar, além de mostrar uma previsão de onde o veículo está.

Transporte público em Boa Vista – Atualmente Boa Vista conta com 600 abrigos de ônibus, 75 destes abrigos são climatizados. A Capital também conta com 18 linhas de ônibus e 76 veículos.