PREVENÇÃO - Blitz educativa marca programação do Dezembro Vermelho em Boa Vista

As ações seguem durante todo o mês nas unidades básicas de saúde

Por Jamile Carvalho

02/12/2022

A Prefeitura de Boa Vista já começou a intensificar as ações de saúde voltadas ao Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A primeira atividade que marca a abertura destas ações aconteceu nesta sexta-feira, 2, com a Blitz educativa, em uma das principais avenidas da zona leste da cidade, Sólon Rodrigues Pessoa.

A iniciativa foi das unidades básicas de saúde, Santa Luzia, Sayonara Dantas, Senador Hélio Campos e Lupércio Lima, localizadas naquela região e contou com a parceria da Coordenação municipal de ISTs/Aids.

“É uma campanha para reforçar a conscientização, prevenção e diagnóstico da Aids, que apesar de ainda não ter cura, temos tratamento disponível e as pessoas podem viver bem e com qualidade de vida. É possível conseguir um diagnóstico em tempo hábil e fazer o tratamento que as unidades oferecem. O esquema inteiro é gratuito e disponível nas unidades”, destacou a coordenadora municipal de ISTs/Aids, Ana Raquel Martins Serra.

A merendeira Márcia Rodrigues foi uma das pessoas que recebeu o material informativo e orientações durante a Blitz e parabenizou a iniciativa. “Estão de parabéns pela campanha. Perdi um parente para essa doença e por isso, acho super válida essa campanha”.

Durante a blitz educativa teve distribuição gratuita de preservativos

As ações do Dezembro Vermelho seguem durante todo o mês nas unidades básicas de saúde, com palestras, oferta de testagem rápida para auxiliar no diagnóstico destas doenças e iniciar o tratamento mais rápido possível, interrompendo a cadeia de transmissão.

O médico da UBS Senador Hélio Campos, Everton Walczak, participou da ação e ressaltou a importância da prevenção. “É uma ação muito importante, hoje é um mês que nós relembramos esse tema, porém as unidades reforçam o tema durante todo o ano. As unidades hoje disponibilizam preservativos, sem custo nenhum, além de termos orientações e tratamento, convidamos a população para aderir a campanha”.

Números – Conforme dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a taxa de incidência para HIV/Aids no município foi de 73,63 a cada 100 mil habitantes em 2020 e de 103,07 no ano passado. A maior incidência nas faixas etárias de 20-34 anos e 35-49 anos de idade.

_____________________________

Fotos: SEMUC - https://bit.ly/3XU9kaM